x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 458

WANIA BEZERRA DA SILVA

Wania Bezerra da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 18 abril 2018 | 14:33

Senhores boa tarde !

Gostaria de esclarecer uma dúvida: Uma empresa comprou um sítio com 23.288 m2, existe neste terreno um prédio de 2.337 m2. Minha dúvida é quanto a depreciação; uma vez que terreno não deprecia e imóvel é de 4% por um período de 25 anos. Alguém pode me explicar qual lançamento devo fazer ?

Outra dúvida é quanto ao período de contagem para depreciação. Se compro por exemplo no dia 17/07 um veículo, deve depreciar o mês de julho inteiro, parcial, ou ele não entra no mês de aquisição? A dúvida também cabe quando existe a venda do mesmo.

Fico no aguardo e agradeço antecipadamente o auxílio.


Abraços


Wania


Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 01:12


Olá Wania,

Você deve encontrar o valor de cada bem: do terreno e da edificação. Recomenda-se a contratação de um perito para fazer o destaque quando os valores não são identificados nos documentos de aquisição.

A taxa de depreciação, para fins contábeis, deve ser fixada de acordo com o item 50 do Pronunciamento Técnico CPC 27, que diz:

50. O valor depreciável de um ativo deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada.

Portanto, a rigor, você tem que adotar a taxa de depreciação de acordo com a vida útil da edificação. A taxa de 4% é prevista na lei tributária, que não coincide com a lei contábil.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.