x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 781

Diferença de aliquotas

Sara Candido

Sara Candido

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 17:13

Boa tarde! Estou com dúvidas sobre essas diferenças de alíquotas, pois sou nova na área fiscal. Estou com uma empresa que é de Auto peças em MG e que estão no regime do simples nacional e eles querem saber o que vão pagar de imposto se comprarem peças em Goiania/GO para revender. Alguém pode me ajudar?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 20 abril 2018 | 03:07

O pagamento do diferencial de alíquota é uma estratégia do governo para incentivar vendas e compras internas dentro do Estado, então, no seu caso terá que se pagar o diferencial entre MG e GO, pois em MG a alíquota interestadual é 12% e em GO 7%, se pagaria 7% para MG, mas como sua empresa é do SIMPLES é necessário verificar o percentual de ICMS lançado e fazer este cálculo para recolher a GARE.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Christian Nunes

Christian Nunes

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 20 abril 2018 | 16:17

Sara Candido Boa tarde,

Não se trata do DIFAL, pois será produto para revender.

Nesse caso você utiliza o MVA se o produto tiver ST.

*DIFAL= Entrada de uso/consumo ou ativo imobilizado.

Raphael Barbosa
Articulista

Raphael Barbosa

Articulista , Consultor(a) Jurídico
há 6 anos Sexta-Feira | 20 abril 2018 | 16:31

Prezada Sara Candido, neste teu caso não será como a nossa colega Telma mencionou, deverá recolher o ICMS-ST, com MVA de 71,78% se o remetente de Goiás for do Simples Nacional, o MVA de 84,35% quando não for do Simples, ou 101,11% se vier a 4% de uma empresa do regime normal, conforme RICMS/MG, Anexo XV, Parte 2, 1.

Raphael Barbosa
Contador, tributarista e consultor
Email: [email protected]
Sara Candido

Sara Candido

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 23 abril 2018 | 10:45

Obrigada a todos que me responderam. Confesso que ainda tenho varias duvidas sobre o assunto! Irei procurar saber qual o tipo de regime a outra empresa está! E qualquer coisa volto a perguntar pra vocês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.