x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 619

Duas empresas, uma lucro real outra simples nacional

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 21:44

Queridos colegas... vou passar a situação e queria a ajuda para fechar meu pensamento.

Tenho duas empresas (no caso um grupo) onde a empresa A é indústria de estofados e colchões e tem sua tributação no lucro real. Por causa da alta carga tributária a mesma abriu a empresa B, também como indústria e no simples nacional, onde a mesma registrou todos os funcionários. Para fechar a conta, a empresa A fazia a compra da matéria prima, faz uma remessa para a empresa B que industrializa (anexo II do simples nacional). Com isso a empresa A ficou como a que compra a matéria prima e que vende o produto acabado (praticamente um escritório administrativo) já a empresa B ficou com o maquinário e instalações.

Até ai tudo bem, acontece que por diversos fatores a empresa B não conseguiu algumas documentações necessárias (barracão) para continuidade da mesma. Sendo assim os diretores pediram que voltasse a operação antiga, ou seja, a empresa A que possui toda a documentação como maquinário e instalações e a empresa B ficaria como cessão de mão-de-obra.

Sendo assim, a operação ficaria assim:

Empresa A: compra a matéria prima e loca sua instalação, barracão, maquinários para que os funcionários da empresa B realizem a industrialização.

Empresa B: processo de industrialização.

Acontece que, cessão de mão-de-obra é anexo IV e sabemos como que fica a questão da folha de pagamento.

A dúvida é: sabemos que falamos com diretores e eles querem saber somente em dinheiro e em custos, logo na hipótese de voltar a operar conforme descrito acima, ou seja, a empresa B apenas cedendo os funcionários para a industrialização, eu posso continuar a fazer o processo de remessa, industrializa e faz o retorno, aplicando assim o anexo II?

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.