x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 13.687

Como declarar conta de pagamentos (NuConta) no IRPF 2018

Alisson Porto

Alisson Porto

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 23:18

Olá pessoal,

gostaria de saber se poderiam me ajudar a esclarecer uma dúvida, por gentileza. Eu tenho uma NuConta, que é uma conta de pagamentos na fintech Nubank. No informe de rendimentos, os rendimentos desta conta estão classificados como "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva". Gostaria de saber como declarar essa conta corretamente na declaração de imposto de renda 2018.

Grato pela ajuda

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 20 abril 2018 | 20:13

Rendimentos sujeitos a tributação exclusiva/definitiva estão classificados em 4 tipos de rendimentos (o programa abre estas abas):
06 - 10 - 11 ou 12

Pede: se o beneficiário é o titular ou dependente

CNPJ da fonte pagadora (normalmente com o CNPJ abre o nome da fonte )

e

o valor do rendimento.


É só efetuar o preenchimento.


sds
José Bezerra

Alisson Porto

Alisson Porto

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a)
há 6 anos Domingo | 22 abril 2018 | 21:28

Obrigado pela resposta. E com relação à seção de "Bens e Direitos", eu tenho que declarar essa conta nesta seção também, correto? Neste caso, eu devo declará-la na mesma categoria de uma conta corrente (Código 61 - Depósito bancário em conta corrente no país) ? Ainda estou com essa dúvida, pois a NuConta é classificada como uma conta de pagamentos, e não há essa categoria na lista de códigos.

Grato novamente

Jefferson Ferricelli

Jefferson Ferricelli

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 5 anos Quinta-Feira | 7 março 2019 | 09:52

Olá Alisson, sei que a postagem é antiga mas para declarar veja abaixo:

1) "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/definitiva”.
-No primeiro item, Tipo de Rendimento, selecione a opção “Rendimentos de aplicações financeiras”.
Preencha os outros itens:
-Tipo de Beneficiário e Beneficiário: este campo é preenchido pelo software da Receita quando você seleciona se é o Titular ou o Dependente.
-CNPJ da Fonte pagadora: insira os dados do Nubank (Nu Pagamentos S.A.) que vêm no informe de rendimento
-Valor: insira o valor “Rendimentos Líquidos” que consta no seu informe de rendimentos enviado por e-mail. O rendimento líquido é o rendimento dos valores resgatados, menos os impostos.

2) "Bens e direitos”
-Selecione o item “Aplicação de Renda Fixa (CDB, RDB e outros)”
-Localização (país) é o Brasil.
-CNPJ: insira o CNPJ do Nubank (Nu Pagamentos S.A.) conforme enviado no seu informe de rendimentos
-Discriminação: Conta de Pagamento
-Situação em 31/12/2017 e Situação em 21/12/2018: preencha com as informações enviadas no seu informe de rendimento. É importante lembrar que esse valor é diferente do que o que você vê no seu aplicativo. No app, mostramos o saldo (valor depositado + rendimentos). Neste campo do IR, é preciso informar somente o valor depositado. É este o valor que enviamos no seu informe de rendimentos.


Fonte:
https://blog.nubank.com.br/como-declarar-nuconta-no-imposto-de-renda/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.