Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 513

Imposto de Renda

Amanda

Amanda

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 6 anos Sábado | 21 abril 2018 | 14:51

Boa Tarde,
Gostaria de uma ajuda, estou com a seguinte situação:
Meu pai comprou um carro pro sobrinho dele em 2015, e em nov/2016 , o carro foi roubado, ele não declarou o imposto de renda ano base 2016, vai declarar agora em atraso, o carro foi roubado e pararam de pagar o carro, o carro não tinha seguro, então deixaram de pagar o carro, o carro vale mais de 40 mil reais, a minha dúvida é, como vou declarar isso no imposto de renda dele? pois o carro foi roubado e a dívida foi deixada de lado.

Desde já agradeço.

Douglas Jr.

Douglas Jr.

Prata DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 6 anos Domingo | 22 abril 2018 | 17:09

Primeiro sugiro que sei pai retifique a declaração do ano de 2016 e informe este veiculo.

Depois em 2017, deverá dar baixa do bem na ficha Bens e Direitos, sendo informado no campo Discriminação os dados do bem e ainda os dados relativos ao Boletim de Ocorrência (ou documento equivalente).

Em relação a divida, se a mesma ainda não foi quitada ou baixada perante os orgão competentes, permanece aberto em dividas e ônus.

Amanda

Amanda

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 6 anos Domingo | 22 abril 2018 | 21:05

Douglas, verificando aqui vi que o carro foi declarado desde o no base 2014, foi informado no imposto de renda o valor do carro e no ônus reais o mesmo valor, no ano base 2015 , quem declarou pra ele fez a mesma coisa, não atualizou a dívida no ônus reais, o ano base 2016 ele não entregou a declaração, irei fazer isso agora, o carro foi roubado nov/2016, então eu coloco o valor do bem, atualizo a dívida no ônus reais, porém eu também tenho que informar que o bem foi roubado, e em 2017 eu só coloco a dívida atualizada né, e eu terei que botar essa dívida todo ano né? até ela ser paga?


Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.