x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 650

WELINGTON

Welington

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 5 anos Domingo | 22 abril 2018 | 17:03

Boa tarde Pessoal. Preciso da ajuda de vocês. Comecei em março a trabalhar como autônomo pra dois colegas que tem empresas. Na verdade eu trabalho pra eles na minha casa mesmo. Trabalho 4h pra cada um e recebo por isso R$ 1.500,00 de cada um. Tenho nesse caso uma renda mensal de R$ 3.000,00.

É a primeira vez que vou fazer carnê leão (porque declaro todos os anos e tenho imóvel e aplicação financeiro em meu nome).

Eu já pesquisei sobre carnê leão e baixei o programa 2018.

As duvidas são:

1) Se sou formado em administração e trabalho em casa, la no programa do carne leão, OCUPAÇÃO PRINCIPAL, eu coloco OUTRAS OCUPAÇÕES NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE? Estou perguntando isso porque não tem a qualificação como administrador. Tem gerente e tal, mas eu to trabalhando pra eles em casa.

2) Origem dos rendimentos eu coloco OUTROS ou TRABALHO NÃO ASSALARIADO? Estou perguntando isso pelo seguinte: como é um trabalho informal, nem recibo nós vamos fazer. Dia 01/04 um deles me pagou em mãos e o outro depositou na minha conta, mas como os 2 somados da r$ 3.000,00, eu vou fazer carnê por causa da minha movimentação bancária.

3) Eu vou recolher através de LIVRO CAIXA ou no DEMONSTRATIVO DE APURAÇÃO vou clicar em OUTROS, lançar o valor de R$ 3.000,00 e gerar o DARF? Porque no livro caixa parece que tenho de lançar CPF de quem pagou, mas como falei não vai ter recibo, mesmo porque são duas fontes de 1500 cada que na verdade se fosse só uma, deixaria isento. Eles também não querem declarar que estão me pagando, por isso não tem como eu declarar a origem,

4) Mesmo eu fazendo tudo certo, emitindo DARF e pagando direito, a receita pode me chamar pra comprovar a origem? Igual falei, quero recolher porque vou estar movimentando dinheiro na minha conta, mas sem estar no modo CLT pela primeira vez.

5) O imposto pago mensalmente no carnê leão pode ser restituido na declaração do ano que vem?

Obrigado pela atenção e desculpa tanta pergunta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.