x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 4.250

baixa de empresa de outro estado

Juliano Calixto

Juliano Calixto

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Tributário
há 6 anos Terça-Feira | 24 abril 2018 | 09:20

Lidia Pamella, bom dia, infelizmente haverá um ao menos um processo físico a ser feito junto à Junta Comercial de Tocantins:

Processo de baixa de empresas está mais simples
10/03/2015 - Fernando César

370_300.jpg
O processo de baixa de empresas agora é feito exclusivamente no site https://www.jucetins.to.gov.br, no link portal de serviços, e o encerramento do cadastro da empresa, que antes levava até 100 dias, em função da burocracia e das certidões exigidas, agora poderá ficar pronto em até 48 horas. A agilidade na baixa de registro empresarial ganha força com o Programa Bem Mais Simples, lançado pelo governo federal, e com a publicação da Instrução Normativa nº 30 do Departamento do Registro Empresarial e Integração (Drei).

A medida busca promover a integração dos serviços prestados por órgãos e entidades responsáveis pelo registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas e atender ao que estabelece a Redesim, que é a entrada única de dados e documentos, garantindo assim, maior agilidade nos processos.

Nos processos de extinção de empresas, a baixa do número de inscrição no Registro Empresarial (NIRE) na Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) e do CNPJ na Receita Federal é automática, independentemente das obrigações tributárias, previdenciárias ou trabalhistas. Os débitos fiscais existentes e os que vierem a ser apurados serão vinculados ao CPF dos sócios ou do empresário.

Com o novo procedimento, o usuário utiliza a internet para informar os dados das empresas que serão transmitidos aos dois órgãos ao mesmo tempo, resultando em apenas um processo físico que será entregue na Jucetins para deferimento.

A Junta Comercial do Estado do Tocantins já vinha adotando este procedimento desde janeiro de 2015, com a uniformização das baixas do NIRE e do CNPJ. O presidente da Jucetins, Carlos Alberto, destaca os benefícios do fim da burocracia para o fechamento de empresas. “O Programa Bem Mais Simples é prático e padroniza o atendimento ao usuário e o preenchimento eletrônico das informações poupa tempo e consequentemente custos ao empresário”.

Este procedimento simplificado também será estendido aos órgãos estaduais e aos municípios futuramente. (Fernando César -)

Ascom Jucetins

@Oculto

Oculto

Fonte: jucetins.to.gov.br

Juliano Calixto
Calixto Tax & Business Consulting
Especialista em Abertura, Encerramento e Regularização de Empresas e de Pessoa Física, Consultoria tributária, parcelamentos tributários convencionais e especiais, diligências até órgãos para regularização de pendências e fiscalizações.
(11) 97105-3137
E-mail: [email protected]
*Contato meramente profissional, e-mails ou mensagens com "duvidas" ou pedidos de "ajuda" serão ignorados, para duvidas utilize o fórum, irei respondendo na medida que meu tempo livre permitir.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.