x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 895

Prazo de toxicologico e aso

Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Terça-Feira | 24 abril 2018 | 13:45

Graciane,
A validade do exame toxicológico é, geralmente, de 60 dias. Esse período é contado a partir da data de coleta da amostra e não do momento da retirada do exame.

Quando você realiza a coleta do material na clínica credenciada, as amostras são enviadas para o laboratório para que se realize a pesquisa por drogas ilícitas. Todo esse processo, até que o resultado fique pronto, leva até 15 dias. Então, considerando o prazo máximo, depois de retirar o documento da análise, a validade do exame toxicológico será de mais 45 dias.

Esse período refere-se ao exame toxicológico de larga janela de detecção, que consegue detectar o consumo de drogas ilícitas dos últimos 90 dias e, em alguns casos, até 180 dias.

Nessa análise, substâncias como a cocaína, ecstasy, anfetaminas, metanfetaminas, maconha, heroína, dentre outras, são pesquisadas.

A larga janela de detecção identifica essas substâncias no período anterior a coleta, porém, não consegue apresentar o consumo de drogas feitos no dia em que as amostras foram colhidas. Nesses casos, exames de sangue ou urina são mais indicados.

Agora, quando o resultado do teste de drogas aponta como positivo, em larga janela de detecção, a análise consegue apresentar, inclusive, a intensidade e nível de consumo do paciente, que pode variar desde levíssimo, até gravíssimo.

Então se ele ainda está na experiencia, acredito que ainda tenha validade!
Att.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.