x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 465

Contribuição sindical urbana

Denise

Denise

Iniciante DIVISÃO 2, Psicólogo(a)
há 6 anos Terça-Feira | 24 abril 2018 | 12:50

Estou em dúvida se devo pagar ou não a contribuição sindical urbana neste ano. Anteriormente, o pessoal do fórum me informou que a contribuição passou a ser, de fato, facultativa. No entanto, na última semana recebi o boleto para pagar tal contribuição, boleto o qual só recebi após a data de vencimento do mesmo.

Trata-se da contribuição sindical urbana do sindicato dos psicólogos do estado de Minas Gerais. A correspondência traz a seguinte informação: "Conforme deliberado em assembleia no dia 19 de dezembro de 2017 e em cumprimento ao que determinam os artigos 8º, inciso IV, da Constituição Federal de 05/10/88, e 605 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) , permanece obrigatória esta cobrança, ela é recolhida compulsoriamente pelos empregadores e trabalhadores".

Sou profissional liberal (atuo como pessoa física) e não sei se devo pagar a contribuição deste ano. No site do sindicato em questão não há nenhuma informação sobre a assembleia mencionada.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 24 abril 2018 | 13:14

Denise, boa tarde.
O boleto eles enviam para todos, aquele que recolher será "bem vinda ao sindicato"

Isso é normal

A contribuição passou a ser facultativa.
Com relação a assembleia também e normal, agora precisa verificar se a Justiça concedeu aos profissionais PSICOLOGOS a obrigação de recolher.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.