x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.017

Meu inquilino declara valor total e eu declaro valor líquido do aluguel

LEO FAC

Leo Fac

Iniciante DIVISÃO 4, Engenheiro(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 25 abril 2018 | 09:27

Prezados colegas,

Meu inquilino declara o pagamento total do aluguel anual no valor de 28.320,00 anual.
No entanto, todos os meses ele desconta do pagamento alguns encargos pagos na conta de condomínio (fundo de reserva, etc).
O valor líquido por mim recebido foi de 27.286,52.

Informei que ele deveria declarar o mesmo valor que eu, no entanto não houve acordo: ele acha que o correto é declarar o valor bruto do aluguel.

Minha desvantagem é que meu cpf é indicado na declaração de meu inquilino, enquanto eu não tenho onde indicar o cpf dele em minha declaração.

Acreditam que posso cair na malha fina mesmo sendo um pequeno valor a diferença?
Existe alguma forma de regularizar a situação caso eu não convença o inquilino a declarar o valor correto?

Muito obrigado!

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 25 abril 2018 | 12:38

Leo

a contrato de aluguel é efetuado através de imobiliária?

se sim, tem 01 declaração chamada DIMOB que justamente informa ao governo que o locatário recebe a menos do que foi efetivamente pago.

se não, informe o valor já descontado cfme mencinou acima e caso venha a cair em malha fina. demostre os comprovantes


Márlus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.