x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 417

Construindo E Vendendo Edifício Residencial

SELMA MARIA DA CONCEIÇÃO

Selma Maria da Conceição

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 25 abril 2018 | 12:23

Boa tarde!

Por gentileza uma Industria CNAE 2511-0-00 ,inscrita no Simples Nacional , adquiriu um terreno em nome da empresa e construiu um edifício residencial, agora pretende vender , estou na dúvida como será contabilmente essa transação, quanto aos impostos a pagar e documentação necessária, e também como industria pode vender separadamente este imóvel?

Desde já agradeço a colaboração

Selma

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Quarta-Feira | 25 abril 2018 | 12:57

Selma, boa tarde!

Para um melhor planejamento contábil e tributário, a minha sugestão é constituir uma SPE com o CNAE 6810-2/01, pode ser no SIMPLES Nacional mesmo se acaso você achar melhor e na constituição dessa nova SPE, você integralize o capital com os imóveis construídos.

Posteriormente, você lança os imóveis no estoque da SPE e realiza as vendas pela SPE.

Como acredito que a compra do terreno pela empresa atual tenha sido destinado ao imobilizado, então a venda deles nessa empresa atual deve também ser como imobilizado o que encarece a carga tributária desses imóveis.

Quanto a documentação, no caso da compra e venda de imóveis, basta o COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA.

Se os imóveis estivessem em construção e com venda na planta, a contabilização deveria se dar através do POC, como os imóveis já estão concluídos, então não é necessário o POC, somente o lançamento da Receita de acordo com o Compromisso de Compra e Venda e o custo pela fração da área vendida.

A tributação é feita através do Anexo I, caso você opte pelo SIMPLES NACIONAL.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.