x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 636

IRPF 2018 x recebimento moderninha

Thais Luz Fernandes

Thais Luz Fernandes

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 26 abril 2018 | 00:29

Bom dia,

Trabalho CLT e meus rendimentos foram menos de R$ 28 mil, a questão é que tenho uma moderninha no meu CPF que rendeu no ano todo de 2017 um total de R$ 16.310,76 bruto, juntando os dois o valor ultrapassa os R$ 28 mil. o recebimento dos valores da modernnha são do salão do meu companheiro que presta serviço de cabelereiro, mas reafirmo que a moderninha esta no meu CPF que não tenho MEI e sou assalariada, minhas dúvidas são as seguintes:

1: Tenho que declarar este valor de R$ 16.310,76?
2: Se eu tiver que declarar em qual lugar preciso declarar em rend. tributáveis ou não tributáveis?
3: A fonte pagadora seria o CNPJ da moderninha do pagseguro? pois os valores que entram no pagseguro são de PF, porém o pagseguro faz essa transação de depositar o valor na minha conta corrente.
4:Nunca fiz o carnê leão, neste caso eu teria que ter feito?
5: E por último, se eu tiver que declarar eu declaro o valor da transação ou desconto o valor da tarifa que o pagseguro cobra? Por exemplo: R$ 20,00 - 0,54=19,46, qual o valor os R$ 20,00 ou R$ 19,46?


Desde já agradeço a atenção, apesar de trabalhar na área fiscal é minha 1ª vez que faço declaração de IRRF e já procurei mas ficaram estas dúvidas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.