Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 476

Dono misturava a contabilidade da empresa com a sua prórpia

Denise Cordeiro

Denise Cordeiro

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 26 abril 2018 | 14:36

Boa tarde, amigos.

Estou trabalhado em uma distribuidora que antes, o dono não fazia a separação entre o capital próprio e o da empresa. Ele quer que eu faça os demonstrativos de 2017, mas o caixa final não bate com o valor que tinha na conta bancária da empresa no fim do período, mesmo depois de eu ter organizado o estoque, checado as despesas, apurado o exercício e distribuído os lucros.

Como devo proceder, pois sei que em geral, se o caixa está muito alto é porque faltam despesas, por assim dizer.

Alguém pode me ajudar?

Agradeço desde já.

LAILMA SALES

Lailma Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 26 abril 2018 | 22:27

O Caixa que você apurou na contabilidade estava muito mais alto que o valor real da conta corrente ou menor? Se ele não contabilizava despesas mas gastava o dinheiro o normal é que o caixa esteja menor que o contabilizado, o que se pode fazer para diminuir um valor de caixa de forma legal seria a distribuição de lucros, se existe saldo em lucros acumulados para isso, lembrando que o valor declarado deverá ser informado também no IRPF do titular que recebeu os dividendos. Quanto ao cliente misturar a pessoa física com a jurídica acredito que você não possa fazer nada disso além de tentar falar com ele, valores muito altos na conta corrente da pessoa jurídica sem um faturamento condizente pode indicar sonegação ao fisco e ele pode pagar bem caro por isso.

Denise Cordeiro

Denise Cordeiro

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 27 abril 2018 | 08:37

Bom dia, Lailma Sales,

Na verdade no caixa da contabilidade é que está maior do que o da conta corrente. De fato, ele já com a prática de fazer transferencias continuas da conta da empresa no banco para a dele pessoal, mas durante quase todo o ano passado foi assim. Já coloquei todas as despesas que ele me passou e disitribuí o lucro, mas ainda assim, não está dando certo. Chequei todas as contas também pra ver se tinha algum erro, mas isso também não funcionou... Estou achando que essa diferença não vai mudar. Estou errada? Você tem alguma ideia?

Agradeço muito a ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.