x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 577

Pedido de Auxílio Doença para MEI + Outra função de Autônomo

André Guimarães

André Guimarães

Iniciante DIVISÃO 1, Analista
há 5 anos Sexta-Feira | 27 abril 2018 | 00:50

Fala pessoal, Tudo certo!?

To precisando de uma ajuda em uma situação inusitada,

Estou começando meus estudos sobre contabilidade e acabei sendo procurado por um amigo que exerce duas funções, uma como MEI (sua renda principal, trabalho de escritório), e um bico que gera vias de RPA's no CPF ocasionalmente.
A situação é a seguinte, ele acabou se machucando na atividade que gerava as RPA's (envolvia atividade física), porém continua exercendo a sua função como MEI, nesta situação ele entrou com um pedido de auxílio doença no INSS e foi aprovado.
Só que ao começar a investigar a situação, ele viu que, quem recebe auxilio doença não pode trabalhar. Ok, mas o fato é que na atividade em que ele se machucou, ele não está trabalhando, porém na sua outra função, ele consegue dar conta.
Tive dificuldade de responder a ele esta questão, antes de conversarmos ele pesquisou sobre o assunto, e ficou com receio de gerar as notas de serviços da sua MEI ao mesmo tempo que está recebendo auxílio doença.

O fato é como ele contribui com duas fontes 'diferentes' pode exercer a função de uma e receber beneficio de outra?

Detalhes importantes, ele não tem funcionário na sua MEI

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.