x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 6.363

Isenção da Taxa de Alvará para Microempresas no RJ

Rubson Sipriano

Rubson Sipriano

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Administrativo
há 5 anos Sexta-Feira | 27 abril 2018 | 11:41

Caros colegas,

Andei pesquisando a respeito do assunto destacado e gostaria de compartilhar o meu entendimento e dúvidas.

Identifiquei no site da Prefeitura a informação que empresas reconhecidas como Microempresas são isentas de taxa de alvará, segue o link [http://www.rio.rj.gov.br/web/smf/exibeconteudo?id=6672333].

" Microempresa, isenção da taxa e do imposto

O Contribuinte reconhecido como microempresa no Município do Rio de Janeiro é isento do pagamento da Taxa de Licença para Estabelecimento (TLE) e do ISS (Imposto sobre Serviços)."

Fazendo uma ligação ao decreto 41.827/2016, o art. 18, parágrafo único, diz que as isenções previstas neste artigo serão verificadas pela Secretaria Municipal de Fazenda, através do órgão técnico competente, inclusive no que concerne ao reconhecimento da condição de microempresa no âmbito do Município, e não eximem o contribuinte da obrigatoriedade de requerer o licenciamento nem das demais obrigações administrativas e tributárias.

Minha conclusão: No caso de constituição de uma empresa, poderá ser aberto um processo junto a Secretária Municipal de Fazenda solicitando a isenção da taxa de alvará (R$ 827,00) mediante a apresentação do Contrato Social, Declaração de Enquadramento e CNPJ.

Minha dúvida: Os Srs. concordam com essa colocação? Algum dos Srs. já fizeram um processo desse ou semelhante?

Saudações,

Rubson Sipriano.
RSC Assessoria e Consultoria Empresarial
Email: [email protected]
Contato: +55 21 96981-0997

"Nada acontece por acaso, por isso, lute em prol dos seus sonhos: produtividade é fruto de trabalho
árduo."
Flavia Mendes

Flavia Mendes

Iniciante DIVISÃO 3, Perito(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 20:35

Olá, Rubson.

Fazendo uma pesquisa agora pelo site da Prefeitura do Rio me deparei com a mesma informação.
Qual o procedimento você tomou? Conseguiu fazer da forma mencionada?

Grata.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.