x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 27.636

Declarar valores recebidos por fora

Marcus Junior

Marcus Junior

Iniciante DIVISÃO 1, Vendedor(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 30 abril 2018 | 15:02

Boa tarde.

Trabalho em uma empresa onde recebo o salário fixo na folha, porém, o comissionamento eu recebo por fora.

Acabei movimentando cerca de 45mil em comissões na minha conta durante o ano.
Fora 20mil que entrou de sálario declarado pela empresa.

Minha dúvida é de como eu poderia justificar esses valores extras movimentados em minha conta.

Obrigado.

Álvaro Luís M. de Carvalho

Álvaro Luís M. de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 7 maio 2018 | 01:17

Prezado Marcus

Isso é bem complicado, trabalhei num DP que tinha esta situação, e sempre fiz a declaração de IR deles, mas sempre veio no informe anual deles apenas o fixo e a comissão da folha, as outras participações, premiações sempre foi por fora e assim continua.

Num primeiro momento, a Receita cruza a sua declaração com seu informe de rendimento e o motivo é simples, um mês antes de chegar a época das declarações nós do RH interno das empresas ou de escritórios de contabilidade enviamos para a Receita Federal uma declaração que leva todos os funcionários das empresas registrados, os terceirizados destas que tiveram renda sujeita a entrega da declaração.

Todo rendimento de pessoa jurídica que você informa na declaração de IR tem que bater com o documento que a empresa lhe entregou, se não você já vai para a malha fina direto.

Você pode até informar que esta renda é de recebto de pessoa física, mas estará sujeito ou a fazer o carnê-leão mensal ou a recolher o imposto de renda na declaração de ajuste anual.

O ideal é ficar na sua, como os vendedores que conheço fazem, e até hoje não foram chamados para justificar este ganho "extra" na conta do banco.

Procure depositar menos esses valores em sua conta e use o dinheiro para pagar contas a vista, pelo menos na empresa que trabalhei, este por fora é pago sempre em cash.

Lembre, antes de ser um problema seu, antes este é um problema maior para a empresa, pois como fonte pagadora deste seu rendimento eles deveriam fazer tudo por dentro da folha, recolhendo para você seu FGTS, INSS, IRF quando houver e evitar este transtorno para sua pessoa, fora as perdas que você tem no cálculo de suas médias não apuradas de comissão para as férias e o 13º.
Perda para o trabalhador.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.