x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 4

acessos 945

Abrir escritório em 2018 convém?

Wiliam Rosendo

Wiliam Rosendo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 7 maio 2018 | 11:04

Olá pessoal. Estava planejando abrir meu escritório em 2018, e gostaria do parecer dos senhores se realmente convém devido às circunstâncias:

1- Trabalhei por 7 anos em escritório, passei um pouco em cada setor, mas aprofundei mais no DP;
2- Minha cidade tem 12mil hab em media e 3 escritórios;
3- Contador não pode mais abrir como MEI;
4- Estou "fora da área" há uns 7 meses;
5- Só tenho medo de deixar de efetuar alguma obrigação (e ser autuado, mas esse medo acho que posso superar)...

Confesso que a questão de não poder ser MEI, e o ponto 4 e 5 (que me deixa um pouco de dúvida quanto à qualificação), me deixaram com um pé atrás, e já não sei mais se devo abrir.

O que os senhores acham?

"Todo joelho se dobre e toda língua proclame: Jesus Cristo é o Senhor!"
Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 7 maio 2018 | 21:03

Boa noite Wiliam.

Aconselho a se especializar mais em outras areas, não precisa ser um expert em tudo, mas ter um bom entendimento já ajuda a ultrapassar boas barreiras, como as que você mencionou que lhe deixam na dúvida. Tente desenvolver e mostrar seu diferencial e o seu valor que irá longe.
Tente ver possibilidade também de abrir uma empresa de consultoria tributária, de gestão ou até mesmo na area de DP. O bom da contabilidade que ela te dar uma gama de variações. Se focar em uma e desempenhar com muita dedicação terá o sucesso garantido.

Segue links de alguns cursos que fiz.

Curso Negociação Para Escritórios de Contabilidade

Curso Formação Em Sped

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
Wiliam Rosendo

Wiliam Rosendo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 9 maio 2018 | 15:13

Obrigado Renato!

Ter uma experiência inicial e aprender na prática é possível? Ou melhor, aprofundar com cursos + operar e ganhar experiência com a prática é algo aconselhável? Ou achas que devo adquirir o conhecimento mais profundo antes de abrir as portas?

Tenho para mim que "aprender fazendo" é muito bom e possível, mas na contabilidade, confesso, não sei o quanto seria arriscado.

PS. Obrigado pelas dicas de cursos!

"Todo joelho se dobre e toda língua proclame: Jesus Cristo é o Senhor!"
Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 9 maio 2018 | 15:52

Sim é possível se especializar com cursos, seminários, palestras e operar, colocando em prática tudo junto. Algumas coisas que aprendi fui fazendo isso, trabalhava, fazia curso, aplicava já na semana seguinte. Como você disse que já passou um pouco em cada setor, acredito que conseguirá absorver e ter um entendimento legal de cada area. Muitas coisas na contabilidade só desanda se for na prática mesmo. De inicio é ir pegando clientes pequenos, com pouca movimentação, funcionários e assim que você for adquirindo mais conhecimento pode ir pegando uns maiores.

Buscava trazer pra minha realidade os casos e resultados que aconteciam com outras colegas de profissão e adequava ao meu para buscar uma solução mais viável. E assim vai muito da sua dedicação em querer aprender e seguir nesta profissão.

Minha amiga o caso dela foi um pouco parecido com o seu, ela só tinha experiencia no fiscal e um dono de empresa queria contratá-la pra ser contadora interna, ela ficou na dúvida, mas resolver encarar o desafio, sem entender nada de DP, Contábil, Societário. Aprendeu na marra, perguntando, estudando. E hoje em dia tá super bem, e com outros clientes além dessa empresa.

Quando comecei a trabalhar com contabilidade, foi no Dep. contábil mas sabia que não era só aquilo, então sozinho ia em todos os departamentos e pedia pra que me tirasse dúvidas, ensinasse e aos poucos ia tendo conhecimento. Uma coisa que faço hoje também é isso ir acompanhando debates, duvidas e discursões nos fóruns, grupos do facebook.

E é isso meu caro, temos que arriscar em algumas situações e agarrar as oportunidades que a vida nos dá.

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
Wiliam Rosendo

Wiliam Rosendo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 10 maio 2018 | 09:01

Muito Obrigado Renato!

Me ajudou muitíssimo! Realmente, é preciso arriscar e "provar o gosto" das coisas, com prudência e inteligência.

Grande Abraço! Sucesso para você amigo!
Deus abençoe sua vida, familia e carreira!

"Todo joelho se dobre e toda língua proclame: Jesus Cristo é o Senhor!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.