x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 65.798

ISABELA GOMES

Isabela Gomes

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 9 maio 2018 | 13:40

Boa tarde!

Estou começando a transmitir a ECD.

E está dando o seguinte erro:

Soma dos saldos finais credores é diferente da soma dos saldos finais devedores no período informado nos registros de Saldos Periódicos.

e

Soma dos saldos inicias credores é diferente da soma dos saldos iniciais devedores no período informado nos registros de Saldos Periódicos.

Já conferi os saldos credores e devedores, iniciais e finais, e tanto o inicial quanto o final da o mesmo valor de diferença.

A minha dúvida é: Como eu faço para corrigir esse erro?

Carlos Henrique de Carvalho

Carlos Henrique de Carvalho

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 20 maio 2018 | 22:24

Olá colegas,

O erro reportado refere-se a regra de validação "REGRA_VALIDACAO_SOMA_SALDO_INICIAL" (página 100 do manual).
A questão é que a soma dos saldos devedores do campo 4 do I155 deve ser igual soma do mesmo campo 4 dos saldos credores, dentro do mesmo período mensal.
Para identificar o valor da diferença fica mais prático extrair o registro inteiro pro Excel... Filtra no campo 4 apenas os valores que tenham o campo 5 igual a "D" e grava o total; depois faz o mesmo com os valores que tenham o campo 5 igual a "D" e diminui pelo total anterior encontrado.
Essa divergência deve ter sido gerada pela retirada ou alteração de alguma linha do I155. De posse do valor total dela vc pode conseguir identificar o problema. Caso não ajude n tem jeito... é gerar um balancete mensal e conferir cada linha de saldo... se o balancete estiver certo a diferença tem q aparecer.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.