x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 944

Falta de emissão de notas fiscais

Eduardo Terra

Eduardo Terra

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 10 maio 2018 | 18:13

Boa noite pessoal,

Uma empresa legalizada em 2016, no ramo de restaurante, não fez a opção pelo SIMPLES, e vem efetuando vendas, principalmente, com cartões sem emitir nem uma nota se quer. Em uma situação como esta como fazer para regularizar os impostos Federais e Estaduais? Como a empresa não optou pelo SIMPLES ela tem que apurar ICMS normalmente por confronto. Como fazer para apurar este imposto? Como fazer para preparar as declarações obrigatórias somo GIA, DECLAN, SPED, etc... se não há documento de venda emitido.... Alguém já passou por situação parecida.

O dono da empresa quer regularizar a situação mas eu não sei como resolver este passado.

Por favor, agradeço qualquer ajuda.

Obrigado

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 13 maio 2018 | 12:05

Colega Eduardo;
Eu diria que você esta vivendo o Inferno de Dante, a situação e grave, pois existem cruzamentos da SRF e da SEFAZ, logo se houve vendas nos cartões de credito eles já tem conhecimento das mesmas. E o fato de não ter optado pelo simples e estarrecedor, vocês procuraram a época um Contador, acredito que não pois um profissional qualificado jamais deixaria fazerem tamanha besteira. Mas vamos a que seria a solução mais viável, mas essa solução so quem pode orientar com segurança por conhecer todos os dados e o seu contador, pois ele possui todos os dados necessários para a s mesmas. Em primeiro lugar fazer levantamento de todas as compras com a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e Cupões eletrônicos, todos os documentos em que aparecem o CNPJ da empresa, levantar todas as vendas com os cartões de credito, oferecer a tributação todo o período em questão, por confronto, no mínimo oferecer mais que a soma dos cartões e logico. Seu contador sabe o que estou dizendo, esse ano de 2018 endireitar a lambança, e em novembro optar pelo simples em 2019. Enfim essa e a solução mais próxima da correta, E em 2019, vida nova e correta.
Ao abrir uma empresa deve-se procurar um profissional qualificado, e não o mais baratinho e nem o mais caro, mas o justo e honesto. Desculpe a franqueza, mas você não e profissional, pode ser que a coisa não esta tao preta como expos, se vocês tiveram contador desde o inicio, e meio difícil, a não ser que foram abandonados pelo mesmo, pelos motivos que ele entendeu justo. Boa sorte e parabéns por procurar ajuda antes do incêndio total, ainda da para apagar o fogo, mas com o bombeiro certo o CONTADOR qualificado. Tem mais, como não estava no Simples, estava no Lucro Presumido no âmbito Federal, logo tem uma penca de coisas a fazer, um conselho ao seu contador não distribua lucro desse período enrolado, mas faça as obrigações pertinentes.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Eduardo Terra

Eduardo Terra

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 16 maio 2018 | 12:10

Prezado Manoel,

Muito obrigado pelo uso do seu tempo me passando orientações preciosas para mim.
Vou seguir suas sugestões.

Muito obrigado.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 17 maio 2018 | 16:28

Foi um prazer poder ter sido útil, saúde.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.