x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 544

Contas de Compensação

Amanda

Amanda

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Terça-Feira | 15 maio 2018 | 19:23

Boa noite,

Poderiam me ajudar? Estou com uma dúvida a respeito da contabilização das contas de compensação, a partir do momento em que deixam de ser fatos e geram assim alteração no patrimônio da empresa.

No caso de aval de títulos, no momento que o avalizado não cumpre com o pagamento, o avalista deve realizar. Nesse caso, como ficaria a contabilização no balanço patrimonial?

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 28 maio 2019 | 14:58

boa tarde a todos,

a estrututa do meu plano de contas é:
1xxxxx  ativo
2xxxxx passivo
28xxxx pl
6xxxxx  contas de resultado(despesa e receita)
9xxxxx contas de contra partida do zeramento/encerramento

assim o processo é: quando as contas de resultado(despesas e receitas) são zeradas a contra partida são as contas 9xxxxxx, depois estas contas 9xxxxx são zeradas e a contra partida é a conta de resultado do exercício no pl (28xxxx).

estas contas 9xxxxx são apenas utilizadas para a apuração do resultado, não recebem outro tipo de lançamentos, assim sempre o saldo delas é zero.

no meu caso estas contas 9xxxxx  posso classificar como ; Contas de Compensação?
obrigado pela atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.