x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 2.466

Difal uso e consumo

RAFAEL LEME DELFINO

Rafael Leme Delfino

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 16 maio 2018 | 11:31

Pessoal, Bom Dia!!


Me tirem uma duvida.

Recebi material de uso e consumo do Estado do Paraná no valor de R$ 1.000,00. (Sou de São Paulo)
Como devo fazer o recolhimento do DIFAL?


R$ 1.000,00 * 18% = R$ 180,00
R$ 1.000,00 * 12% = R$ 120,00

Dif = 6% R$ 60,00

Devo recolher 20% para o Estado de Origem e 80% destino?

Ou posso recolher apenas para o Estado de SP na GIA?


Fico no Aguardo!
Atte

Reginaldo Oliveira sousa

Reginaldo Oliveira Sousa

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 16 maio 2018 | 11:43

Bom dia Raphael!

Quando se adquire material para uso e consumo de outro estado não se aplica a sistemática da partilha do Diferencial de alíquota, você deve recolher o valor para o estado de SP.
Somente se fala em partilha do imposto quando você estiver remetendo a mercadoria a outro estado e que o destinatário seja consumidor final e não contribuinte do imposto.

RAFAEL LEME DELFINO

Rafael Leme Delfino

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 16 maio 2018 | 11:54

Reginaldo Oliveira Sousa, antes de mais nada obrigado pela ajuda.

Respondendo essa duvida, gerou uma outra rsrs.

Quando vendo mercadoria e meu cliente é não contribuinte, nesse momento preciso fazer esse processo do DIFAL.

Como emito as guias de SP E PR?





Reginaldo Oliveira sousa

Reginaldo Oliveira Sousa

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 16 maio 2018 | 12:09

Nas saídas existem duas hipóteses:

Se sua empresa for optante pelo Simples Nacional. As regras do difal não se aplicam.

Agora se sua empresa não for optante pelo Simples nacional, ai aplicam-se as regras.
Neste segundo caso quanto ao recolhimento, o valor devido ao estado de destino deve ser recolhido através da GNRE que deverá seguir junto da mercadoria até o destino.
Já o valor devido ao estado de origem deve ser apurado durante o mês e lançado em gia como outros débitos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.