x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 2

acessos 2.033

Nota de Reserva

Andresa D.L.

Andresa D.l.

Prata DIVISÃO 1
há 5 anos Quinta-Feira | 17 maio 2018 | 17:41

Prezado(a)s, boa noite.

Estou com um problema, peço encarecidamente a ajuda dos colegas aqui.

Nosso Orçamento é muito pequeno, fazemos um planejamento ano anterior, baseando na despesa a ser executada para o próximo exercicio.

Acontece, que me chegou um pedido, de Nota de reserva de um aditamento cujo a vigencia é de, 01/07/18-01/07/19, pedindo o valor global na Nota de Reserva para comprovar essa futura despesa.
Acontece, que como é um contrato vigente, planejamos o valor dele no ano, se tiver que emitir essa Nota de Reserva, o saldo restante que tenho para esse exercicio, não comporta, terei que suplementar.
Pergunta:
É necessário todo aditamento emitir uma nota de reserva?
Para Licitações também tem essa necessidade de reservar o período a viger?
Existe algum embasamento legal?

Grata

ALEX LUCAS VIEIRA

Alex Lucas Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 18 maio 2018 | 08:41

Acho que pode ser feita a reserva somente do valor correspondente ao exercício vigente. Para o ano subsequente fazer nova reserva. e um termo de apostila indicando a dotação a ser utilizada.
Mas também pode fazer a suplementação do orçamento.

Andresa D.L.

Andresa D.l.

Prata DIVISÃO 1
há 5 anos Sábado | 19 maio 2018 | 15:46

Obrigada Alex!

Irei fazer apenas a reserva para esse exercício. Após ao termino da Licitação, iremos empenhar até dez/18.
Quando iniciarmos janeiro/19 , empenharemos até o final desse contrato.

Valeu!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.