x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 692

Dúvida sobre declaração de imposto de renda

Alexandre Carrieri

Alexandre Carrieri

Iniciante DIVISÃO 1, Account Manager
há 5 anos Sexta-Feira | 18 maio 2018 | 22:44

Tenho uma dúvida e gostaria de tirar com uma pessoa experiente: sou casado em comunhão parcial de bens, o pai da minha esposa vendeu um ponto comercial, onde o comprador fez o depósito da compra na conta da minha esposa( 300
Mil). Ao declarar o imposto de renda este ano meu sogro declarou que emprestou este dinheiro a minha esposa e ela declarou que recebeu emprestado. Ela declarou o valor que faltava pagar( 150 mil ) que era o saldo em conta em 31/12/2017, porém, como o depósito foi de 300 mil , mesmo q não seja rendimento considerado tributável temos que retificar? Dizendo que ele emprestou 300 e ela já pagou 150? Ou simplesmente deixamos como está devido ao depósito ter sido feito em 2017 e no mesmo ano já ter sido devolvido metade? O fato dos bancos comunicarem a receita as transações não pode gerar uma malha fina? Agradeço se puder me esclarecer. Grande abraço

Jonatan Mendes Ribero

Jonatan Mendes Ribero

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Sábado | 19 maio 2018 | 10:05

Alexandre Carrieri ,

Considero que não seja devido a retificação. Em bens/direitos e ônus deve-se declarar o valor a receber ou a pagar em 31/12/2017.
Como na data tal valor era de R$ 150.000,00, a declaração está correta.
O fato de ter sido creditado o valor total na conta de sua esposa, haja vista que há como explicar os fatos, não é questionável.

Mas por que o pai da sua esposa utilizou a conta dela e não uma própria?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.