x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 3.764

Empresas novas criadas no MEI não conseguem optar pelo SIMEI depois do mês de Janeiro?

Tereza Cristina

Tereza Cristina

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 24 maio 2018 | 09:13

Prezados (as) Senhores (as)

Bom dia!

Criei um MEI no dia 21/05/2018 e, quando fui imprimir os DAS o sistema informou que a nova empresa não era optante pelo SIMEI. Tentei fazer a opção manualmente pelo SIMEI porém o sistema recusou, dizendo que o prazo para solicitar pelo SIMEI encerrou-se ás 24 horas do dia 31/01/2018.

Como faço para enquadrar a empresa no SIMEI, uma vez que o enquadramento é feito automaticamente na criação do MEI?



Jonatan Mendes Ribero

Jonatan Mendes Ribero

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 24 maio 2018 | 09:23

Tereza Cristina ,

Muito estranho. Veja o que consta no Portal do MEI:

"Para o empreendedor que obteve a inscrição no CNPJ por meio do Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/), a opção pelo Simei é realizada de forma automática, produzindo efeitos a partir da data da inscrição.

O serviço “Solicitação de Enquadramento no Simei” apenas deve ser utilizado pelos empresários individuais que, posteriormente a sua formalização, desejarem ingressar no Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional – Simei. Antes, deve efetuar também a solicitação de opção pelo Simples Nacional, caso ainda não seja optante."


Neste caso seria interessante contato pelos canais do portal: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/FaleConosco.aspx .

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.