x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.960

Contabilização do Resultado do Exercício

ROGERIO RICARDO DOS SANTOS TOLEDO

Rogerio Ricardo dos Santos Toledo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 25 maio 2018 | 10:51

Bom dia,
Pessoal faz tempo que não faço o fechamento da contabilidade de uma empresa, pois bem estou com a seguinte duvida, a empresa é optante pelo regime lucro presumido, fiz a escrituração contábil e o DRE, porém a empresa não tem reservas para destinação do lucro, o mesmo será futuramente distribuído, sei que não existe mais a conta lucros acumulados, ou seja, lancei em uma conta do passivo circulante - dividendos a pagar, onde este saldo credor será dissolvido no decorrer do exercício seguinte, como vocês estão fazendo a transposição do saldo nesse caso? Se puderem ajudar fico agradecido!

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 25 maio 2018 | 13:47

Boa tarde.

Rogerio,

Caso a empresa não tenha recursos para fazer o pagamento do dividendos, você pode destinar o resultado do período para "Reserva de Lucros" em vez de dividendos a pagar.

No futuro caso seja de interesse dos sócios, faz o aumento de capital da empresa utilizando esse saldo.

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.