x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 513

Ajustes de Exercícios Anteriores

Ivana Lemos Peixoto

Ivana Lemos Peixoto

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 25 maio 2018 | 11:50

Boa tarde prezados,


A lei permite que se faça ajustes de exercícios anteriores em relação a receita? Por exemplo: Um ajuste de R$ 100.000 dando entrada no caixa, em contrapartida com a conta de ajustes credores de exercícios anteriores?

Grata, Ivana.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Sexta-Feira | 25 maio 2018 | 15:08

Ivana Lemos Peixoto, Boa tarde.

Sim a lei permite,

Exatamente isso.

Débito – Caixa – Ativo
Crédito – Ajustes de Exercícios Anteriores – Passivo.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição.

Gilane Gorito

Gilane Gorito

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 28 maio 2018 | 09:13

Bom dia, colegas.

Estou encerrando um Balanço que veio para mim de outra contabilidade ano passado, onde existia uma conta de Aplicação Financeira lançada erradamente,pois a empresa encerrou esta suposta "aplicação" em 2016 e era um tipo de aplicação automática com juros.

Porém, ela continuou com saldo em vez de ser zerada no Balanço de 2016.
Agora estou encerrando o Balanço de 2017 e gostaria de corrigir isto. Acredito que seja por meio da conta Ajuste de Exercício Anterior.

Fiz os seguintes lançamentos:

D- Ajuste de Exercício Anterior
C- Aplicação Banco Santander
H- AJUSTE DE SALDO CONTABIL REF. INEXISTENCIA DE APLICAÇÃO FINANCEIRA, CONF. NOTA EXPLICATIVA ANEXA

D- Superavit Acumulado
C- Ajuste de Exercício Anterior
H- APURAÇÃO DA CONTA AJUSTE DE EXERCICIO ANTERIOR

Está correto???

Muito obrigada!

Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 13:19

Boa Tarde,

Em 2017 um colega lançou a provisão de imposto de renda e a contribuição de forma errada, lançando O débito, e o crédito em contas do passivo, ou seja, o imposto de renda zerou, e a conta no qual esta errado (débito), esta transportando para 2018 um saldo negativo... como faço para reajustar isso: ?

D: Ajustes Anteriores
C: Provisão p/ Imposto de Renda

e depois como faço para zerar ajustes anteriores? pois não interferiu no meu lucro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.