x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 106

acessos 35.842

ECF 2018 - Versão 4.0.6

carlos jose alexandre

Carlos Jose Alexandre

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 28 maio 2018 | 17:13

Boa tarde!
Fiz a validação e só apresentou pequena advertência. Que não impede geração do arquivo ....Porém a tela não muda para gerar.. e assinar..

Alguém está com o mesmo problema? ou só posso gerar e transmitir quando encerrar o prazo do ECD?

um abraço e obrigado !

Diemerson Junior

Diemerson Junior

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 29 maio 2018 | 11:02

Bom dia !

Também estou com esse mesmo problema, precisei fazer a retificação da minha ECF de 2016 e mesmo validando o arquivo (somente com advertências) o programa não libera a geração do arquivo para entrega.

Mas aparentemente o problema é no validador, pois fiz o seguinte teste, deletei a informação de um campo obrigatório e validei o arquivo, logo ele deveria me retornar o relatório constando um erro, porém, ele me retornou o mesmo relatório, somente com advertências.

Ou seja, o programa apesar de parecer que está validando o arquivo, ele não está, logo não libera para você fazer a geração para entrega.

Vamos ter que aguardar o lançamento de uma nova versão.

Obrigado.

Jônatas Teixeira da Silva

Jônatas Teixeira da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 29 maio 2018 | 16:32

Estou com este mesmo problema, estou retificando 2015 e 2016 de um cliente e o PVA não gera para a entrega, os arquivos não possuem nenhuma advertência, mas ele dá uma mensagem "A escrituração ainda não foi validada".

Provavelmente sairá uma nova versão corrigindo este erro.

RODRIGO TREVENZOLI LANNA

Rodrigo Trevenzoli Lanna

Prata DIVISÃO 1
há 5 anos Quarta-Feira | 30 maio 2018 | 15:28

Estou com o mesmo problema em somente uma empresa do Lucro Real. Já transmiti todas tributadas pelo Lucro Presumido, mas essa ainda continua com advertências, sem prosseguir para a página de gerar/assinar/transmitir.

Vamos aguardar nova atualização do validador.

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 30 maio 2018 | 15:39

Carlos Jose Alexandre

Você precisa resolver o problema e entregar antes de vencer o prazo, pois se entregar após o vencimento do mesmo, acarretará em multa. Você já tentou reinstalar o validador, ou executar o mesmo clicando no programa com o botão direito do mouse e executar como administrador?

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 31 maio 2018 | 23:18

Bom dia!

Estou com 4 situações para tirar dúvdas, quem puder me ajudar em alguma delas, já ficarei muito grato.


1ª Situação:

Uma empresa que era Lucro Presumido (LP) em 2017, mas que em 2018 migrou para o Simples Nacional (SN) esta obrigada a enviar a ECF 2018?

Em 2017 a empresa estava com outro contador, e em 2018 (a partir de Fevereiro) a empresa esta sob minha responsabilidade técnica. Quem é o responsável por enviar a ECF 2018?

A empresa LP em 2017 não emitiu notas, não teve faturamentos, mas recebia os serviços prestados sem nota, e a empresa tinha funcionários ativos e pagava as folhas de salários. Essa empresa pode ser considerada como INATIVA? Ou sem movimento? Esse tipo de empresa estaria obrigado ao envio da ECF 2018? (empresa não entregou a ECD 2018)


2ª Situação:

Uma organização (Associação) que abriu em Setembro de 2017, mas que ainda não tinha movimentos, esta obrigada a entrega da ECF 2018? (empresa não entregou a ECD 2018)

3ª Situação:

Uma empresa LP que abriu em Setembro de 2017, mas que ainda não tinha movimentos, esta obrigada a entrega da ECF 2018? (empresa não entregou a ECD 2018)

4ª Situação:
Uma empresa LP que em 2017 ficou sem movimento (INATIVA) e eu esse ano entregamos a DCTF de INATIVA, esta obrigada a entrega da ECF 2018? (empresa não entregou a ECD 2018)


Obrigado a quem puder me ajudar

Diogo

carlos jose alexandre

Carlos Jose Alexandre

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 14:26

Prezado Cláudio Antônio da Silva, fiz conforme você falou. Porém não resolveu!

Creio ser problemas na versão do ECF.

Tal como o nosso prezado Walter Toshiki postou o meu é Lucro Real estimativa com opção por balanço de redução / suspensão.

um abraço e obrigado

Rogério

Rogério

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 15:12

Pessoal, boa tarde!

Conseguiram entregar suas Declarações? Eu enviei um e-mail para o "F ale Conosco - ECF" e responderam o seguinte:

--

Verifique as instruções de preenchimento no Manual da ECF referente ao leiaute 4, disponível no link http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/1644.

A versão atual do programa (4.0.6) deve ser utilizada para a transmissão de todos os leiautes.

1 - Legislação e obrigatoriedade: Item 1.2 do Manual da ECF.

2 - Pessoas jurídicas imunes e isentas: Item 1.4 do Manual da ECF.

3 - Regras de validação de tabelas dinâmicas (Exemplo: M300 e M350):
Constam no próprio diretório do programa da ECF, em recursos/tabelas.

4 - Prejuízo fiscal e base de cálculo negativas (registros no M410): Itens
1.8 e 1.9 do Manual da ECF.

5 - Data-limite de entrega: Último dia útil do mês de julho do ano-calendário subsequente ao da escrituração, para situações normais.

6 - Mudança de contador no período: Item 1.10 do Manual da ECF.

7 - Recuperação da ECF anterior:Faça o download do arquivo da ECF anterior efetivamente transmitido via ReceitanetBX e utilize esse arquivo, sem nenhuma manipulação (Exemplo: Não abra o arquivo e nem dê um salvar como) na recuperação.

8 - Assinatura: Verifique as instruções de preenchimento do registro 0930 no Manual da ECF, disponível para download no site do Sped.

Os dados do certificado digital devem constam no registro 0930. Por exemplo, se for e-CNPJ, os dados do registro 0930 devem ser o nome e o CNPJ da empresa.
Se for e-CPF, os dados do registro 0930 devem ser nome e CPF do signatário.

Caso, ainda assim, não funcione:

I. Exporte a chave pública do certificado utlizando o Internet Explorer e nos envie para exame.
II. Em caso de erro persistente, envie o print screen da tela de leitura dos certificados (enquanto o PVA tenta ler o certificado).
III. Espere, pelo menos 10 minutos, se o PVA estiver demorando a ler um certificado (em alguns casos específicos pode ocorrer uma demora dessa magnitude).
IV.Lembrar que, se estiver congelando, pode ser devido à demora em caso de muitos certificados instalados na máquina.
V. Descrever o certificado utilizado em detalhes (A1, A3, interno, externo, token, cartao, certificadora, etc) VI. Especificar o navegador instalado na máquina VII. Especificar a versão da ECF utilizada e o Java; VIII. Os arquivos de log localizado na pasta de usuários do Windows, em .spedecf.
IX. Enviar o arquivo da ECF para análise.

Caso a sua dúvida ainda não tenha sido sanada, envie novamente um email detalhando o problema.
--

Eu ainda não tentei exportar a chave ou mesmo qualquer outra opção, mas me parece que não há problema no ECF, segundo a RFB.

Se tiverem novidades, por favor postem.

Obrigado, Rogério

carlos jose alexandre

Carlos Jose Alexandre

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 15:35

Prezados;

A resposta que recebi do fale conosco do sped é a mesma que nosso colega Rogério!

Na verdade não responde nada! apenas é aquela resposta padrão.

Enviei novamente para o faleconosco email desta vez printei a tela e expliquei que vários estão com o mesmo problema.

Espero que respondam corrigindo o erro

um abraço e se alguém souber de alguma "manobra" para driblar essa situação é só falar

Carlos Frederico Bahia

Carlos Frederico Bahia

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 5 junho 2018 | 09:48

Prezados(as),

Bom dia,

Para as empresas do Lucro Real Anual - Estimativa Mensal - Suspensão/Redução, na ECF de 2016 - Registro N630 - linha 24, informamos os pagamentos mensais de estimativa. Para a ECF 2017, este campo não permite preenchimento. O programa preenche de acordo com as os resultados do registro N620. Se a empresa efetuou pagamentos a maior durante determinados meses do ano calendário, deveria informar nesse campo os pagamentos para formalizar o Saldo negativo de IRPJ. Verifiquei no manual e não encontrei como proceder.

Espero que os colegas tenham a solução.

Abraços a todos.

JACQUELINE DE OLIVEIRA

Jacqueline de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 5 junho 2018 | 09:59


Bom dia

Alguem por acaso esta tendo problema no bloco M300 : aparecem advertências indevidas, efetuo os lançamentos de adições ou exclusões e peço para verificar pendencias e o mesmo simplesmente desconsidera os valores incluídos/excluídos e volta em branco, como se não tivesse lançado nada, estou com a versão 4.06.... Ja fiz atualização das tabelas e nada...
Advertências : VALOR DIFERENTE DO CALCULADO . VERIFIQUE SE OS VALORES ENVOLVIDOS ESTÃO CORRETOS... Essa situação vale tanto para IRPJ e CSLL. ..
Representa ser falha no PVA, apesar da versão 4.06 estar dizendo que houve ajuste em relação as Regras de validação de saldo nos registros de Balanço e Ajuste nos cálculos do registro W200, acho que consertaram uma coisa e estragaram outra... para não sair da rotina, todo ano a mesma coisa , acabam nos fazendo de cobaia.
Obrigada


Jônatas Teixeira da Silva

Jônatas Teixeira da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 5 junho 2018 | 10:07

Pessoal, bom dia!

Enviei o print do erro para a Receita e me responderam desta forma na data de ontem 04/06/2018:

Prezado Contribuinte,

Estamos trabalhando em nova versão do PGE da ECF, eliminado restrições de
validação.

Acreditamos que isso deverá resolver o problema.

Aguarde a publicação da nova versão, ainda para amanhã, se possível.

JACQUELINE DE OLIVEIRA

Jacqueline de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 5 junho 2018 | 14:48


Bom dia

Alguem por acaso esta tendo problema no bloco M300 : aparecem advertências indevidas, efetuo os lançamentos de adições ou exclusões e peço para verificar pendencias e o mesmo simplesmente desconsidera os valores incluídos/excluídos e volta em branco, como se não tivesse lançado nada, estou com a versão 4.06.... Ja fiz atualização das tabelas e nada...
Advertências : VALOR DIFERENTE DO CALCULADO . VERIFIQUE SE OS VALORES ENVOLVIDOS ESTÃO CORRETOS... Essa situação vale tanto para IRPJ e CSLL. ..
Representa ser falha no PVA, apesar da versão 4.06 estar dizendo que houve ajuste em relação as Regras de validação de saldo nos registros de Balanço e Ajuste nos cálculos do registro W200, acho que consertaram uma coisa e estragaram outra... para não sair da rotina, todo ano a mesma coisa , acabam nos fazendo de cobaia.
Obrigada


CLEBER FUSCO

Cleber Fusco

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 5 junho 2018 | 17:17

Olá caros contadores, estou com o mesmo problema!
Estou precedendo uma retificação de uma ECF 2016. Eu já tinha validado e gerado o arquivo para escrituração no pva versão 4.0.5 da ecf. No entanto quando tentei enviar apareceu uma mensagem pedido para eu atualizar para uma versão mais recente/ultima (4.0.6). Procedi para atualização mencionada. Fui enviar ai pediu para por em processo de edição e validar novamente, só que desde então no que tento validar só fica aparecendo a mensagem "! a escrituração ainda não foi valiada".
Já tentei de tudo, até excluir e refazer o processo tudo novamente, mas persiste esta mensagem.
Observação: tal problema só passou a ocorrer após a atualização para o pva 4.0.6.

Alguém pode me ajudar?

Jônatas Teixeira da Silva

Jônatas Teixeira da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 5 junho 2018 | 19:17

Caro colega Cléber,

Conforme post anterior, entrei em contato com a Receita e trata-se de um problema no Programa Validador, temos que aguardar nova versão. Segue abaixo resposta da Receita.


Prezado Contribuinte,

Estamos trabalhando em nova versão do PGE da ECF, eliminado restrições de
validação.

Acreditamos que isso deverá resolver o problema.

Aguarde a publicação da nova versão, ainda para amanhã, se possível.

Elisa Milesi

Elisa Milesi

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 6 junho 2018 | 13:08

Pessoal,

Enviei arquivos para análise e a RFB respondeu o abaixo:

Prezado Contribuinte,

Será publicada nova versão do programa com a correção do problema até sexta-feira.


Penso que agora ficamos tranquilos que vai liberar a versão corrigida.

Elisa

LUIS OSH

Luis Osh

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 6 junho 2018 | 15:08

Boa tarde.
Alguém se deparou com essa mensagem:
A RECEITA BRUTA da atividade geral (Linha 3.01.01.01.01) está com saldo zero (0). Verifique se a situação está correta.
A empresa não está obrigada a entregar a ECD. Mas quando gero a ECF aparece essa mensagem. Se não estou obrigado a entregar a ECD por que preencher a DRE?
Grato,
Luis

RENATA BDM

Renata Bdm

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 6 junho 2018 | 15:52

Gente pelo que li no manual da Ecf , mesmo tendo Livro Caixa , se for no regime de competência tem que informar o balanço e dre , só desaparece essas telas se mudar para o regime de caixa . Mesmo tendo faturamento inferior a 1.200.000,00 .
Inclusive fiz o teste é deu isso mesmo , alguém mais com esse problema para resolver ?

VANIA

Vania

Bronze DIVISÃO 1, Gerente Controladoria
há 5 anos Quinta-Feira | 7 junho 2018 | 10:21

Pessoal estou com os mesmos problemas que todos. Enviei o erro no fale conosco e responderam aquela mensagem automática por duas vezes. Respondi ao email e obtive a resposta abaixo.


Prezado Contribuinte,

Favor aguardar a publicação de nova versão que substituirá a versão 4.06, daqui a pouco.

Site do Sped: http://sped.rfb.gov.br

Módulo da ECF: http://sped.rfb.gov.br/projeto/show/269

Perguntas Frequentes: http://sped.rfb.gov.br/pastaperguntas/show/1488

Download de Manuais: http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/1644

Atenciosamente,

Equipe ECF

As dúvidas esclarecidas por esta mensagem possuem caráter de orientação, não gerando o efeito decorrente da consulta formal.

RENATA BDM

Renata Bdm

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 7 junho 2018 | 15:17

Gente pelo que li no manual da Ecf , mesmo tendo Livro Caixa , se for no regime de competência tem que informar o balanço e dre , só desaparece essas telas se mudar para o regime de caixa . Mesmo tendo faturamento inferior a 1.200.000,00 .
Inclusive fiz o teste é deu isso mesmo , alguém mais com esse problema para resolver ?

Página 1 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.