x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 87

acessos 54.168

Qual CNAE para a atividade realizada ?

Matheus B. dos Santos

Matheus B. dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Economista
há 14 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 23:19

Olá, boa noite.

Estou pretendendo abrir uma ME e a principal dúvida, dentre algumas outras, é em qual CNAE a atividade realizada pode ser enquadrada. Procurei um contador porém este teve dificuldade em enquadrar a CNAE da atividade.

Atualmente, atuo com a intermediação em vendas de produtos do exterior diretamente para meus clientes (Pessoa física), aqui no Brasil, através dos Correios. A atividade que excerço é a intermediação, sob forma de venda, de produtos de fornecedores (empresas) estrangeiras para compradores (importadores) aqui do Brasil. Eu não efetuo a importação para o cliente, apenas faço a "Representação Comercial", talvez seja essa a CNAE que melhor se enquadre na atividade realizada, dos produtos em minha loja virtual para os clientes, onde estes ao efetuarem a compra estarão realizando a importação do produto em minha loja.

Lembro que os produtos não estão no Brasil e são importados pelos clientes pessoa física através dos Correios pelo serviço de importação "Importa Fácil Pessoa Física".

Gostaria de saber se a atividade que realizo pode ser caracterizada como Representação Comercial, ou outra na área de serviços.

Agradeço à todos atencipadamente.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 10:39

Bom dia Matheus B. dos Santos!!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, acredito que esta sua atividade seja apenas uma intermediação, ao invés de representação.
Não encontrei um CNAE específico e, o mais próximo que consegui foi o CNAE 5250-8/01 - Comissaria de Despachos.
Este CNAE compreende "- os serviços de regularização de impostos e documentos pertinentes à entrada e à saída de mercadorias" e "- os serviços de assessoria em trâmites do comércio exterior".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Matheus B. dos Santos

Matheus B. dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Economista
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 16:29

Boa tarde.

Wilson, gostaria de agradecer por sua procura para a CNAE. Muito obrigado.

Outra dúvida que tenho, caso possa me esclarecer, é se eu realmente poderia utilizar esta CNAE já que os clientes efetuam a compra em meu site, ou seja, o dinheiro da compra do produto pelo cliente entra em minha conta e não na conta do fornecedor estrangeiro. Eu realizo os pedidos juntamente aos fornecedores no exterior, faço o acompanhamento da mercadoria até o comprador e fico sob responsabilidade com o produto para troca/reparo, por exemplo. Isto ainda assim caracteriza um serviço prestado ?

Novamente, agradeço pela resposta.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 19:44

Olha Matheus,

Isto está me parecendo um comércio, e não intermediação ou representação.
Mas, vamos precisar de mais detalhes para verificar qual o verdadeiro objeto social da empres.

Como os produtos são expostos em seu site?? Como sendo seu ou sendo do fornecedor no exterior??
Quando você importa o produto, a NF sai em seu nome ou em nome do comprador??

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Matheus B. dos Santos

Matheus B. dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Economista
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 21:19

Os produtos são expostos como de meus fornecedores, residentes no exterior e enviados por eles, e não como meu em estoque no Brasil.

Também informo no site que o mesmo atua com a intermediação entre cliente importador e fornecedor estrangeiro, intermediando e facilitando o processo de comunicação e pagamento.

Como a remessa é enviada diretamente e em nome do comprador, este que efetua a importação, ou seja, a NTS da importação (Nota de Tributação Simplificada) está em seu nome. Como esta NTS não é válida como uma NF do produto, já que é uma nota de importação do determinado bem, creio que não pode se caracterizar um comércio.

Pela atividade apresentada, poderia me enquadrar como prestador de serviço na CNAE indicada ?

Agradeço pela atenção.

Su Melo

Su Melo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2009 | 21:15

Sou contadora de um supermercado o qual iniciou suas atividades em 1979.Agora estou providenciando a alteração do mesmo, porém no contrato anterior no objeto social cita várias atividades e no Cartão de CNPJ só consta o CNAE principal como Supermercado.Agora tenho que citar os CNAE's segundários.Consegui achar todos os outros CNAE correspondente as atividades constante no objeto social acrescido da nova atividade, porém o CNAE de comercio varejista de confecções em geral não consegui localizar nenhum, e o empresário insiste em deixar esta atividade.Será que vc poderia me ajudar com esta duvida? Desde já agradeço pela atenção.

Sumelo

andre camargo

Andre Camargo

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Sábado | 14 novembro 2009 | 16:24

Sou contador recem formado e gostaria da ajuda de vocês. tenho um cliente na qual preciso enquadrar no simples nacional e como micro empresa. Trabalha com preenchimento da proposta (venda) de plano de saude e também trabalho como intermediação de propostas para emprestimo, seja consignado em folha ou não, porém encaminha a porposta também. qual o CNAE que deveria usar. achei 6629-1/00 e 6619-3/99 porem estes estão na relação de CNAE impeditivos para o simples nacional. Será que existe outros CNAE com atividades semelhantes que eu possa usar para enquadra-los no simples nacional.
obrigado desde já

André Camargo
e-mail/msn: [email protected]
Cleyton Faria Candido

Cleyton Faria Candido

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 14 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2009 | 11:55

Bem amigos, gostaria de saber qual CNAE usar por uma empresa que compra e vende materiais de reciclagem, papel, papelão, materiais ferrosos e não ferrosos. No caso eu vi o Cnae 5250-7 e 3831-9/99, mais na verdade ele não recupera nada, ele compra dos catadores e revende para as empresas que te fato reciclam tal material, ou seja ele seria tipo 'um ferro velho', daí a dúvida.

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 13:45

Boa tarde Matheus B. dos Santos e a todos os integrantes deste tópico.

Pelo que entendi, o sr. Matheus pratica a seguinte atividade:

Demonstra em seu site os produtos de seu fornecedor,para que os compradores possam adquirir, e suponho que descrevendo que o frete é grátis ou por conta do comprador, dependendo da empresa exportadora.
Quando o cliente adquire a mercadoria no site do Matheus, em seguida ele adquire mercadoria no exterior (China por exemplo) pagando do próprio bolso, e endereça a entrega para o comprador, que ainda tem o risco da tributação da mercadoria. Desta forma pode lucrar na diferença. Caso contrário não é possível, já que não possui um contrato de representação comercial com empresas de outros países.
Isto acontece muito no mercadolivre, onde muitos anúncios possuem o aviso: "Mercadoria Sujeita a Tributação". Quem não informa isto, tem dor de cabeça. Lá, a maioria que não é loja, sequer, emite algum tipo de documento.

Não sei qual o CNAE apropriado para este tipo de prática, mas a atividade caracteriza uma Revenda, em minha opinião.
Representante ele não pode ser realizando as intermediações desta forma, pois não é o fornecedor quem paga a comissão, e nem chama-se comissão neste caso, e nem é o cliente quem paga direto ao fornecedor. Mas ele lucra com a diferença entre o que o cliente pagou, pelo que ele paga comprando no fornecedor de outro país.

Abraços.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
RENATO GOLINO

Renato Golino

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 08:55

Necessito da ajuda de todos
Meu cliente é sócio de uma ME com 50% da empresa e pretente abrir uma outra ME onde será sócio também com 50% da empresa. Existe algum impedimento para esta nova sociedade?? Existe um linite para ser sócio de ME??
A empresa que ele tem atualmente é um Lavacar CNAE 4520-0/05.
A nova empresa ele irá comercializar copos, garrafas, camisetas, calendários, canetas, balões e outros brindes todos personalizados através de impressão serigráfica de acordo com o pedido do cliente. Qual CNAE é mais indicado para esta nova empresa uma vez que irá prestar o serviço de impressão e comercializar o produto em conjunto.
Poderá ser enquadrada no simples nacional? ?

Abraços

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 09:11

Renato, sobre o CNAE, se a empresa for a responsável pela impressão, como será impressão por encomenda, você poderá utilizar este:

1813-0/01 CATÁLOGOS, CARTAZES, FOLHETOS, ENCARTES E OUTROS IMPRESSOS PARA FINA PROMOCIONAIS; IMPRESSÃO SOB ENCOMENDA.
Este CNAE não consta no Anexo I da Resolução CGSN nº 6, de 18 de junho de 2007, que descreve os Códigos previstos na CNAE impeditivos ao Simples Nacional.

Se for responsável pela comercialização, e não pelo serviço de impressão, deverá utilizar um CNAE de Comércio Varejista, o qual melhor se enquadrar em sua atividade.

Sobre o sócio ser de uma nova empresa do Simples, pode, desde que o sócio NÃO participe com mais de 10% do capital de outra empresa não beneficiada pela Lei Complementar nº 123, de 14.12.2006 e, conjuntamente, a receita bruta global não ultrapasse o limite de R$ 2.400.000,00; (grifo meu).

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 09:43

Aproveitando essa sua pergunta, para não formular uma parecida e atrapalhar o andamento do fórum, deixo a minha dúvida aqui também:

Estou constituindo uma empresa de Ginástica Laboral, e estou em dúvida sobre qual CNAE eu coloco.
Encontrei os seguintes:
9313-1/00 ATIVIDADES DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

8591-1/00 ENSINO DE ESPORTES

E então, alguém sabe qual eu devo colocar para Ginástica Laboral?
Obrigado, bom dia à todos.

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 09:47

Anderson, o mais apropriado, no caso de ginástica é o

9313-1/00 ATIVIDADES DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

pois, ginástica é uma prática de natureza esportiva, não um Esporte nato.

Att.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 10:03

Estamos aí para ajudar..

Meu caso é de um comércio varejista de ferro velho/sucatas.
Não encontro um CNAE apropriado.

Se alguém souber ou já trabalhou com algum, por favor, informe.

Obrigado.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Matheus B. dos Santos

Matheus B. dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Economista
há 13 anos Sexta-Feira | 26 novembro 2010 | 05:09

Bom dia Ricardo.

Somente hoje eu vi seu comentário à respeito da atividade mencionada.

Ainda hoje tenho dúvidas em relação à atividade, dado que consultando outros contadores pude ver opniões diferentes.

Talvez essa prática de "comércio" ou "serviço", seja lá qual for, não pode ser registrada aqui no Brasil.

Obrigado,

Matheus

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 26 novembro 2010 | 07:53

Bom dia amigos!


Náo sei a opinião dos amigos, mas eu penso que, para a atividade de "comércio varejista de ferro velho/sucatas", o CNAE mais adequado seria o CNAE 4789-0/99:

"4789-0/99 Comércio Varejista de Outros Produtos não Especificados Anteriormente"

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
LUIS ALEJANDRO MURGUIA

Luis Alejandro Murguia

Prata DIVISÃO 1, Analista Processos
há 13 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2011 | 17:02

Boa Tarde

Srs.

Estou com um problema um cliente solicitou a inclusão de objeto social no contrato ''importação e exportação de equipamentos hospitalares'', qual CNAE seria adequado para este tipo de atividade???.


muito brigado pela atenção companheiros.


At. Alejandro.
Dep. Legal.

“Se você pode Sonhar, você pode Fazer!”
 
Qualquer Dúvida, Estou à Disposição,
Atenciosamente,
Luis Alejandro Murguia Paco
C.E.O.
Pensou em Solução, pensou L.A.
WhatsApp: +55 (11) 98285-1191 
E-mail: [email protected]
Site:https://linktr.ee/L.A.SolucoesSocietarias
Nielson Brambati

Nielson Brambati

Prata DIVISÃO 1, Diretor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 20 janeiro 2011 | 16:21

Boa Tarde!

Amigos,

Estou verificando as possibilidades de enquadramento no CNAE-Fiscal de uma empresa que vende cursos pela internet (cursos tecnólogos).

Portanto, ele só VENDE o curso, não tendo atividade educacional, e sim somente a venda do curso.

Analisei e pesquisei pela internet é só consegui enquadrar em CONSULTORIA (7020400).

Representação não é pois não é um bem mercantil e sim somente um serviço "venda de um curso".

Alguém poderia me ajudar?

Abraços

Nielson Brambati

Nielson Brambati

Prata DIVISÃO 1, Diretor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 20 janeiro 2011 | 16:32

Completando:

Também achei esse:

8550-3/02 ATIVIDADES DE APOIO À EDUCAÇÃO, EXCETO CAIXAS ESCOLARES

Pela descrição no site do IBGE acho que se enquadra mais do que consultoria pura (o outro CNAE que já havia dito acima).

Nielson

ANGELA FURQUIM

Angela Furquim

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 10:15

Bom dia a todos

Tenho algumas dúvidas a respeito do Cnae enquadrar uma empresa que esta abrindo como lavagem a vapor, tando de veiculos, como estofados, fachadas, Eletro domesticos, porque nao achei nada que se enquadre nesta atividade a nao ser o cnae 4520-0/05,
e se esta ativadade se encaixa no simples nacional em qual anexo?

Agradeço atençao

Grata

Ângela

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.