x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 44

acessos 22.354

Certificado Digital para emissão de NFe

Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 08:54

Bom dia a todos, por favor me ajudem , preciso pedir um Certificado Digital para um cliente que quer emitir NFe e estou em duvida qual a diferença alem do prazo de validade entre o A1 e o A3?
Ambos servem para qualquer tipo de computador?
No caso eu receberia disquete ou CD?
No aguardo obrigado
Inês

Inês Zanotti
Edimar Zambianco

Edimar Zambianco

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 09:22

Bom dia Inês, td bem ?
InÊs o certificado A1 vc recebe em disquete e tem validade de 01 ano.
O A3 vc recebe uma leitora e um cartão para instalar no seu computador, e tem validade de 03 anos.

Ambos servem para qualquer tipo de computador sim, deste que esteja em perfeito estado de uso.

um abraço

[email protected]
15 81015365
Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 09:27

Oi bom dia Edimar td bem, então estou em duvida pq agora as maquinas não tem leitor de disquete, então o correto seria o cliente comprar o A3? este é facil de instalar?
Abraços

Inês Zanotti
Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 10:48

Bom dia Edimar ou quem posso me ajudar, onde eu encontro este Termo de Titularidade do Certificado Digital para preencher, o cliente quer que eu va la para ajudar ele a comprar o certificado + na documentação a ser levada pede esse termo e eu não acho..
No aguardo obrigado

Inês Zanotti
Edimar Zambianco

Edimar Zambianco

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 10:57

Bom dia Inês!
Quando você entra em contato com algum orgão que emita o certificado digital para emissão de nf-e eles passam toda a documentação bem como todos os cadastros necessários.
Esta sendo assim com todos.
Alem de um ficha que vc preenche, vc deve levar todos os documentos da empresa que são necessários.

Por qual orgão vc pediu o certificado?

abraço

[email protected]
15 81015365
Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 11:17

Bom dia Edimar, no SERASA, mais vou pedir hoje, o cliente pediu para eu ir la hoje ajuda-lo na compra do certificado, então estou tentando saber tudo certinho pra não errar com ele, achei que era só comprar pela internet e depois ir assinar presencialmente, mais acho que tem mais coisas, não devo dar informações para o cliente sem saber direito.
No aguardo obrigado
Inês

Inês Zanotti
Edimar Zambianco

Edimar Zambianco

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 11:38

Inês,
o certificado que trabalho aqui é do SERASA.
Foi feito dessa forma ´/ padrão!

Primeiro você entra em contato através do fone com o serasa de sua localidade, ou mais próximo.
Informa que esta precisando do certificado digital para emissão de nf-e.
Eles enviam um cadastro via email , e vc o preenche com os dados da empresa que esta requerendo.
Feito isso, após aprovado tudo, eles mandam um outro email para lhe indicar a validação presencial .

Neste dia, o diretor ou responsavel pela assinatura da empresa tem que ir pessoalmente na agencia retirar o certificado e gravar a senha de uso .

é feito assim em todos os casos
A compra é feita pela internet sim
só a validação é feita na agencia
e vc precisa marcar horario.
eles te informam tudo via email

um abraço

[email protected]
15 81015365
Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 16:54

Edimar, boa tarde, me ajuda d novo....
Fiz o pedido por telefone... agora me diz uma coisa, esta empresa compra e vende veiculos ou seja a maioria das compras o fornecedor é pessoa fisica, com a NFe ele pode emitir tanto as vendas quanto as compras?
Ou seja quando ele comprar veiculo de pessoa fisica, ele podera emitir NFe de compra?
Obrigado

Inês Zanotti
mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 14 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2009 | 15:11

Ola, estou cheia de duvidas, aqui é um escritorio de contabilidade, o cliente que vai tirar nfe, precisa do certificado digital, qual voces me indicariam? mais e ele que vai usar no escritorio dele né, pois ele quem vai tirar a nota fiscal este certificado precisa ser instalado na firma dele, o melhor seria do tipo A3, serve para qualquer pc, e tenho outro cliente que vai precisar do certificado digital para transmitir a dacon e dctf, a partir do ano que vem, qual seria o melhor, o da caixa esta mais em conta, mais tenho duvidas se serve pra esta caso, e só o responsavel pela empresa que pode fazer este certificado, mais eu poderei usar aqui no meu escritorio, para fazer as transmições da dacon e dctf? mais uma duvida, o certidicado para nfe e para o lucro presumido são coisas diferentes, tem que ser um pra cada, ou um só serve pros dois?

Victor William

Victor William

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2009 | 16:56

Mariza, eu recomendo os Certificado Digitais do Serasa, por ter larga experiencia com certificação digital no Brasil. E eles oferecem suporte, entre no site pegue o telefone e da uma ligada e pergunte para eles quais serviram para atender suas necessidades.
Espero ter ajudado
Abraços

"God Our Hope, Our Salvation"
"Para vencer na vida não é importante chegar em primeiro. Simplesmente é preciso chegar, levantando a cada vez que cair pelo caminho."
Victor William

Victor William

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2009 | 10:08

Simone, acredito que assina sim, entretanto aconselho voce entrar em contato com a instituição que fornece o Certificado, para verificar se o mesmo assina as notas fiscais eletronicas.
Espero ter ajudado
Abraços

"God Our Hope, Our Salvation"
"Para vencer na vida não é importante chegar em primeiro. Simplesmente é preciso chegar, levantando a cada vez que cair pelo caminho."
RITA DE CASSIA CALIXTO

Rita de Cassia Calixto

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 27 novembro 2009 | 15:33

Pessoal, quem poderia me ajudar:

Trabalho em um escritorio de contabilidade e vários clientes, estão obrigadas a aderirem à NFe em 2010, já fiz a solicitação do E-CNPJ (certificado digital) no Serasa, agora preciso fazer a procuração digital do contador na Receita Federal para cada cliente, vinculando no E-CRC.

Sei que o cliente tem que ter um programa para emitir a NFe em seu estabelecimento , mais leitora e certificado digital.

Preciso saber quais são os demais passos que tenho que dar, pois vou ter que fazer uma reunião coom todos os clientes e quero montar um roteiro, para passar pra eles.

Se alguem puder me ajudar, agradeço imensamente.



Victor William

Victor William

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 27 novembro 2009 | 15:57

Rita, me mande um e-mail expecificando o que voce precisa!!!!
Abraços

"God Our Hope, Our Salvation"
"Para vencer na vida não é importante chegar em primeiro. Simplesmente é preciso chegar, levantando a cada vez que cair pelo caminho."
David Nunes Pinto

David Nunes Pinto

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2009 | 14:28

Rita Boa Tarde!!

As empresas e pessoas físicas que não possuem certificado digital poderão fazer procuração para acessar os serviços disponíveis no e-Cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal do Brasil. A novidade veio pela Instrução Normativa 823/2008, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 21/2.

A procuração servirá, por exemplo, para que contadores possam acessar para empresas e contribuintes sem certificado digital serviços online do e-CAC como pesquisa de situação fiscal, cópia de declarações, parcelamentos, retificação de Darf (Documento de Arrecadação da Receita Federal).

Atualmente, encontram-se disponíveis mais de 20 serviços online, e há a previsão de incluir outros relativos às contribuições previdenciárias ainda este ano. No ano passado, somente para os serviços disponibilizados por meio de certificado digital no e-CAC, foram 42,5 milhões de acessos.

Empresas beneficiadas

Os principais beneficiários da medida serão as micro e pequenas empresas, que hoje superam a marca de 4 milhões. O custo do certificado digital ainda é um problema para essa parcela de contribuintes, as principais solicitantes de serviços nas unidades de atendimento da Receita. A novidade também beneficiará milhares de pessoas físicas, que poderão resolver pela internet, por meio de procurador, muitas questões com a Receita.

A emissão do documento será feita, exclusivamente, pela página da Receita e conterá a hora, a data de emissão e o código de controle a ser utilizado no processo de validação da procuração em uma unidade de atendimento.

A partir de então, a procuração deverá ser impressa, assinada e ter firma reconhecida por autenticidade em cartório. O serviço estará disponível a partir de amanhã, sexta-feira 22/2.

Para que tenha efeito junto à Receita, o documento precisa ainda ser validado em alguma unidade em até 30 dias, contados da data de sua emissão. Para validação, deverão ser entregues a procuração original e cópias autenticadas dos documentos de identificação do outorgante e do outorgado.

A procuração terá validade máxima de dois anos e não poderá ser repassada a outra pessoa. O cancelamento poderá ser feito pelo aplicativo na página da Receita ou numa unidade de atendimento.

Espero ter te ajudado em algo.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2009 | 18:51

Boa noite Edimar Zambianco!

EXATO !!!

Você está querendo dizer que a procuração eletrônica que a empresa faz para o Certificado Digital do contabilista, por exemplo, não servirá para transmissão das declarações da RFB, exigidas a partir de 01/01/2010 (IN RFB 969/2009)??

Se isto for (e é o que me parece), eu discordo desta sua afirmação.
A procuração eletrônica não terá validade apenas para a NF-e, mas terá sim validade para a entrega das declarações das empresas.
Digamos que, por exemplo, eu tenha 10 empresas do Lucro Presumido. A partir de 01/01/2010 todas as declarações desta empresa (DCTF, DIPJ, DIRF, etc) deverão ser entregues com o Certificado Digital.
Ao invés de eu adquirir 01 certificado digital para cada empresa (ou seja, 10 certificados), posso fazer um único certificado para mim (e-CPF) e fazer a procuração eletrônica destes meus 10 clientes para mim.
Veja mais detalhes nesta postagem e também nesta outra postagem.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2009 | 19:00

Edimar Zambianco,


Complementando ainda sobre o assunto, você poderá ver esta postagem e também ver as orientações constantes no site da RFB, como esta e esta outra.
Neste último link você verá que "Atualmente, a aplicação permite delegar a terceiros a utilização dos seguintes serviços disponíveis no e-cac: 'Cópia de Declaração', 'Comprovante de Arrecadação', 'Retificação de Documento de Arrecadação - Redarf Net', 'Situação Fiscal do Contribuinte', 'Parcelamento de Débitos' e 'Entrega de Declarações com Aposição de Assinatura Digital - via Receitanet' (grifo meu)".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Victor William

Victor William

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 15:09

Não Andre, a procuração eletronica, somente servirá para a entrega das Declarações , Assim como o Wilson postou. " A procuração eletrônica não terá validade apenas para a NF-e, mas terá sim validade para a entrega das declarações das empresas."

Nota Fiscal Eletronica é outra coisa...
OK

Espero ter ajudado
Abraços!!

"God Our Hope, Our Salvation"
"Para vencer na vida não é importante chegar em primeiro. Simplesmente é preciso chegar, levantando a cada vez que cair pelo caminho."
A. Rodrigues

A. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 8 abril 2010 | 19:32

Amigos, boa noite
Consegui aprovação de procuração para duas empresas sob nossa responsabilidade para outras 3 os pedidos foram negados. sabem dizer o que poderia ter ocorrido?
Grato
At.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
[email protected]
Patricia

Patricia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 08:58

Olá bom dia estou com dúvida em relação a NF-e o cliente já comprou o certificado e agora a empresa que instalará o programa para ele está pedindo para nós a Liberação na Secretaria da Fazenda do ambiente se é produção ou homologação, como devo proceder, do estado de SP, pois a pessoa que fazia entrou em licença maternidade e não sei como devo fazer e não estou achando nada sobre isso, agradeço a atenção.

thiago cruz

Thiago Cruz

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 16:55

O certificado modelo a1 tem validade de 1 ano renovavel por mais 1 ano.

Adquiri o meu em uma agencia da caixa economica federal, eles cobram uma taxa de cento e poucos reais.

Vc preenche um formulario paga a taxa e depois de uma semana baixa o certificado diretamente do site da caixa.


Com o certificado em maos vc deve instalar ele no computador e no software emissor de nfe.


Não tem misterio

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.