x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 7.707

empregada doméstica

Patrycya Palladino Furbino

Patrycya Palladino Furbino

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 09:44

Elton, bom dia!

Para registrar uma empregada doméstica vc só precisa do seu CPF mesmo, e que a funcionária tenha o NIT (PIS) , pois é com esse n° que irá recolher o INSS. Vc desconta 8% do valor pago a ela e + 12% é sua parte na contribuição, totalizando 20% dos vencimentos.

Agora caso queira recolher FGTS para a mesma, aí sim terá que abrir um CEI e fazer a concectividade, mas isso é opcional.

abraços

"A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta felizes segundos."
Bruna Rodrigues

Bruna Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 16:24

Olá, boa tarde...
gostaria de saber se, quando a empregada domestica se afasta devido a licença maternidade é preciso recolher inss, ja que o salario da domestica quem é responsavel é a previdência no periodo da licença??

"Ninguem é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar".
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 20:48

Boa noite amigos.

Mozart Rodrigues e Silva Neto escreveu:

Putz... o link que postei (ou não postei?) era o mesmo que o Revson postou agora...

Acho q estou ficando caduco...


Pois é Mozart, você não postou o link. Portanto, deletei a mensagem e também a do Elton, para não ficar sem sentido.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Carla Monteiro Borba

Carla Monteiro Borba

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2010 | 12:07

Bom dia Sandra,

Empregado doméstico é aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa a pessoa ou família, em residências, sítios, etc.
Podem ser domésticos: motoristas, caseiros, cozinheiros, jardineiros, babás, mordomos, damas de companhia, governantas, faxineiros, lavadeiras, arrumadeiras, etc.

Abraços

MARIA CLARICE PEREIRA SANTOS

Maria Clarice Pereira Santos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Domingo | 14 fevereiro 2010 | 22:38

Boa noite, a todos
Tenho uma cliente que vai se aposentar dentro de cinco anos como funcionária do comércio, mas ela teve um registro como domestica do período de 09/1994 a 07/1999, mas o patrão não recolheu o INPS dela e ela não tem o NIT deste período, sendo o seu NIT feito somente no período de 09/1999, quando ela começou a recolher o seu INPS, ela tem 7 anos de recolhimento de INPS anterior a data de 1994, e o restante do período até hoje está ok com o INPS, gostaria de saber se o INPS vai aceitar este período de 1994 a 1999 sem os recolhimentos, ou será cobrado do empregador com juros e multa? Tenho muitas dúvidas não sei como responder pra ela.

Agradeço desde já a quem puder me responder

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.