x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.490

Abertura de escritório contábil/ Início de serviços contábeis

KELEN TAMARA VIANA

Kelen Tamara Viana

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 5 anos Quarta-Feira | 30 maio 2018 | 14:22

Boa tarde colegas, tudo bem com vocês? Eu sou nova aqui no fórum, entrei hoje, vim em busca de ajuda, então desculpem se estou fazendo isso na sala errada ou de forma inapropriada. Minha dúvida é a seguinte: Sou bacharela em ciências contábeis, tenho 24 anos e me formei em 2015. Meu sonho é abrir meu próprio escritório de contabilidade porém, sozinha me sinto insegura por desconhecer as rotinas de todos departamentos de um escritório. Trabalho em indústria auxiliando os setores: fiscal, faturamento, financeiro, recursos humanos, e o máximo que tive de experiência num escritório de contabilidade, foram 5 meses lançando despesas de condomínio e fazendo serviço de rua e de banco, motivo pelo qual eu não permaneci no escritório e parti para outra empresa para aprender financeiro. Faço DIRPFs anualmente e palestro sobre MEI em uma escola onde ministro um curso de assistente administrativo na minha cidade. A ajuda que eu queria de vocês é saber se vocês tem para me indicar, algum livro, um guia de noções básicas ou suas próprias opiniões e experiências para ajudar a me orientar quanto as rotinas e obrigações de cada setor de um escritório de contabilidade. Vou fazer o exame de suficiência agora em junho e estou confiante de conseguir passar. Na opinião de vocês, há chances de eu trabalhar com contabilidade por conta própria sem ter passado anteriormente dentro de algum outro escritório como funcionária? E se eu fosse dar esse passo, o que vocês julgariam como primordial, do que eu preciso?
- CRC
- Constituição de sociedade? Ou posso trabalhar como autônoma e o que preciso pra isso? Não podemos mais ser MEI não é? Se eu fosse autônoma eu teria a tributação de 15% caso a renda mensal fosse de R$ 1.372,00 a R$ 2.743,00 mais inss e iss, certo? e se eu tivesse cnpj, teria que ser empresa ltda optante pelo simples, isso? O que julgam mais viável?
- Preciso de um Sistema com que características? custa em média quanto? É contratado por módulo ou como?
- Como posso me organizar para não deixar passar nada quanto as rotinas? preciso de uma agenda pro DP, outra pras obrigações fiscais .... ?
- Sobre certificado digital, qual a necessidade e como ter?

Por onde vocês começaram?
Me perdoem se estou sendo inconveniente com meus questionamentos. É um sonho meu trabalhar por conta própria fazendo contabilidade. Podem me auxiliar?

Obrigada de coração. Boa tarde.

Estela

Estela

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 30 maio 2018 | 14:43

Boa tarde Kelen,

Vou contar como eu comecei, na verdade continuo no incio apesar de já ter um escritório por 5 anos rsrs, quando comecei a 5 anos atrás eu trabalhava em um escritório e oferecia os meus serviços para amigos , comecei fazendo a contabilidade de uma padaria de um amigo em conjunto com o meu trabalho na contabilidade, quando consegui 3 clientes pedi demissão e fiquei sómente com os meus clientes e trabalhando de casa em home office do mesmo modo que continuo até hoje, comprei um sistema e abri um MEI, que pela proibição vou ter que mudar em 2019 ( decidi por desenquadrar só em 01/2019) mas voltando ao seu questionamento, hoje tenho poucos clientes por opção mesmo, pois trabalho sózinha e de casa não tenho suporte para atender a muitos clientes, trabalho somente com empresas optante do simples nacional pois tem um numero menor de obrigações acessórias, pra entregas chamo um motoboy que já conhece os meus cliente e tambem envio o máximo de coisa possivel pelo email, tenho planilhas para controle das minhas obrogações e trabalhado todos os dias como se fosse um escitório, acho que é isso rsrs, espero dicas de outros colegas para complementar

Carlos Alberto Leite

Carlos Alberto Leite

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 30 maio 2018 | 14:48

Kelen Tamara Viana

Boa tarde,

Os sindicatos de contabilistas ministram cursos de escritório contábil modelo, pelo menos o Sindcont-SP e o Sescon-SP o faz periodicamente, não sei como são os sindicatos aí do RS.

Você pode constituir uma empresa (escritório de contabilidade) na modalidade Empresário Individual, optando pelo SIMPLES e sendo tributada pelo Anexo III (com carga tributária a partir de 6% dependendo do faturamento)

Você tem que ter o seu CRC e também o CRC para empresa que você constituir.

Indubitavelmente trabalhar como empresa é bem mais rentável do que como autônomo, devido a carga tributária.

Certificado Digital é indispensável tanto para você quanto para a empresa que você constituir. Várias instituições fornecem Certificado Digital (Serasa, Sindicatos, etc) mas o que fornece com menor custo, que eu tenho conhecimento pelo menos, são os Correios. No site dos Correios você pode obter informações de como conseguir seus certificados digitais.

Sistemas de Informática para escritórios contábeis também são essenciais e indispensáveis, afinal suas maiores obrigações será o fornecimento de informações para o fisco, através das mais variadas declarações e o que mais nos preocupa hoje, o SPED e o E-Social. Basicamente, para começo, você precisaria dos módulos de Contabilidade, Escrita Fiscal e Folha de Pagamento.

Como você ver, os investimentos iniciais podem ser bastante desencorajadores, mas se você tem disposição para o trabalho e "amor" pela profissão, vai em frente que vai valer a pena com certeza.

Continue pesquisando e se informando. Fico a disposição para mais conversas.

Abraço


Edilene

Pode me dizer com qual sistema você trabalha e qual o custo dele atualmente?

Abraço

Estela

Estela

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 1 junho 2018 | 23:08

Carlos eu trabalho com e - contab, este sistema é diferente você o compra pesquise no Google o site deles para informação de preços pois eu comprei a 5 anos e com certeza o preço foi atualizado

Danyelle

Danyelle

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 16:15

Boa tarde,

Também estou nessa nova empreitada de começar um escritório de contabilidade do zero e sem experiencia nenhuma, já consegui abrir minha empresa, já fiz a contratação de um programa e a cada instante me surgem tantas duvidas...

Como ainda não possuo cliente, não emiti nenhuma nota fiscal, gostaria de saber se devo realizar alguma declaração ou fazer apenas quando eu emitir notas
Quando eu for realizar a abertura das empresas dos meus clientes esse valor eu devo realizar alguma nota fiscal ? Devo contabilizar de alguma forma?

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.