x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 6

acessos 1.456

Auditoria / Consultoria de Condominio - Por Onde Começar?

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 8 julho 2018 | 19:01

O ideal é que seja contador, com registro regularizado no CRC.
um outro detalhe é que para ser um auditor independente alem do registro no CRC, é necessario, a aprovação em um Exame de Qualificação Técnica, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que acontece uma vez por ano e permite ingressar no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI).

Se a sua intenção for a prestação de serviços de consultoria para condomínios , o curso de contábeis lhe dará um conhecimento especifico em para a analise e desenvolvimento de demonstrativos que evidenciem a real situação econômica da empresa.

Espero ter ajudado.

"Sucesso nada tem a ver com Dinheiro e sim com a Diferença que você faz na vida de outas pessoas."

dominiofarma.com
Filipe Oliveira
74 99151-2553
HELTON BARROS

Helton Barros

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 7 junho 2019 | 18:40

Apesar de ter se passado um bom tempo, respondo a Mônica. Atuar com auditoria independente para condomínios não exige o registro no CNAI. Sou Contador registrado no CRC-DF, especialista em condomínios e por isso me enveredei nesta área. Também tive a mesma dúvida no início. Consultei as normas e não via impedimento. De qualquer forma, fui ao CRC e confirmei que não há impedimento.

Respondendo o principal da sua perguntas: ...devo começar por onde?
Além dos aspectos contábeis, você deve conhecer profundamente alguns assuntos de extrema relevância em um condomínio. Uma auditoria bem feita, após conhecer a Convenção do condomínio e as ATAs das assembleias, não deixará de fora do escopo de trabalho questões como cumprimento dos orçamento aprovado, cumprimento dos contratos de acordo com aprovação registrada em ATA, análise das entradas e saídas de recursos (contas de execução, fundo de reserva, aplicações), repactuações ou reajustes na mão de obra terceirizada, análise da folha de pagamento, análise da folha de ponto (busca saber se o que foi contratado foi efetivamente entregue), retenções de tributos, entre outros assuntos, a depender da necessidade e do que for negociado.
 
...livro para iniciantes
Não conheço um livro que aborde esses assuntos. Mas logo teremos um no mercado. Estou escrevendo, colocando as experiências, será um passo a passo.

Precisa ser formada em ciências contábeis?  
Sim, você terá que se formar em contabilidade.



 
  

HELTON BARROS

Helton Barros

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 14 junho 2019 | 14:50

THAYSSA, é o DL 9595/46 e regulação trazida pela Resolução CFC 560/1983, que neste caso diz:

Art.3º São atribuições privativas dos profissionais da contabilidade:

(...)
33) - auditoria interna operacional;
34) - auditoria externa independente;
35) - perícias contábeis, judiciais e extrajudiciais;

Além dessa, há outras Normas tratando do assunto. Como falei acima, estive no CRC para confirmar. De qualquer maneira, dá um "up" você ter CNAI, CNPC. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.