x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 1.595

Opiniões sobre a prifissão contábil

Fernando Oliveira Alvarez

Fernando Oliveira Alvarez

Bronze DIVISÃO 4
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 13:06

Boa tarde,
sou estudante de ciências contábeis e faço estágio na área. Optei pela profissão porque ouvi dizer que estavam faltando contabilistas no mercado e certamente não correria o risco de ficar desempregado. Pois bem, estou gostando muito de trabalhar nessa área e tenho vontade de aprender cada vez mais, mas começo a perceber que, ao contrário do que me informaram, há muitos contabilistas no mercado e cada vez mais pessoas optando pelo curso de Ciências Contábeis.
Gostaria de opiniões sobre a profissão, sobre o mercado e se está havendo mesmo uma mudança, no aumento de profisionais. Se há uma tendência a saturação do mercado.
Qualquer opinião é bem vinda e agradeço a quem puder me esclarecer.

Marcia /SP

Marcia /sp

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2009 | 15:21

Fernando,

"..... correr o risco de ficar desempregado..."! Este risco qualquer pessoa corre, tanto um contador, como um advogado, ou um recepcionista, ou médico ou qq pessoa hoje em dia e em dias passados também corria.

O que é valorizado no mercado é o "bom" profissional, não perca tempo com certas inquietudes !! Estude, se forme e continue estudando, se aperfeiçoando, se atualizando. Seja o melhor profissional da área!


Abaixo selecionei um artigo que achei muito interessante para você ler.

Espero que goste .

[code]"....O contador pode atuar em qualquer área que tenha como propósito lidar com informações para a tomada de decisão. Também é tipicamente uma atividade de contadores a auditoria dessas informações. As informações financeiras são aquelas utilizadas pelos seus usuários, que podem ser os acionistas ou os credores de uma entidade. Como exemplo, uma atividade típica de contabilidade é a elaboração da demonstração de resultados de um exercício por um período determinado, que permitirá aos acionistas a visão da performance da entidade na qual investiram seus recursos, podendo dela extrair a percepção do sucesso que um empreendimento possa ter.

Esse profissional tem potencial de contribuição em todas as áreas da contabilidade gerencial, que serve ao público interno da empresa, ou seja, seus gestores. "Um contador pode ter importante papel dentro de uma área comercial de uma empresa, auxiliando a desenvolver relatórios que capturem a performance de vendas por área, por região, por vendedor e que permitam perceber se os vendedores estão preocupados simplesmente em vender ou se estão atentos a vender e receber", exemplifica Guillermo Braunbeck, professor da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras).

A projeção do futuro, algo tão importante para a tomada de decisões, é o grande objetivo da informação que o contador produz, e para tal, não basta simplesmente reproduzir de forma organizada o que aconteceu. Para o professor da Fipecafi, uma empresa pode ter um contador ou controller em cada departamento, buscando auxiliar a tomada de decisão de gestão dentro dos processos, através dos seus conhecimentos de modelos contábeis que permitam a geração de informações que ajudem no processo decisório. "Geralmente, encontramos contadores tratando da contabilidade dita financeira, aquela voltada para os usuários externos, como os acionistas e os credores", esclarece.

A burocracia sempre esteve ligada à imagem do profissional de contabilidade, mas isso vem mudando, com o avanço da informática e das tecnologias, e à conectividade entre os diferentes setores da economia. Nos dias atuais, o contador tem tempo para buscar fatos subjetivos dentro de uma empresa que apenas relatórios numéricos não evidenciam."A evolução da informática veio para colaborar com essa separação da contabilidade com a burocracia. A informática auxilia na execução das operações rotineiras e sistemáticas", explica José Heleno Mariano, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont. Para ele, o sistema eletrônico colabora com a profissão da contabilidade e isso faz com que os profissionais da área tenham disponibilidade de tempo para realmente exercer suas atividades de análise e suas projeções de opiniões do mercado.

Não só as grandes empresas precisam de contadores. Os níveis de atuação da profissão são bem variados, incluindo trabalho nos órgãos governamentais, até as chamadas assessorias de finanças pessoais. "Obviamente, não é apenas uma função exercida exclusivamente por contadores, mas esses profissionais têm maior facilidade de entendimento dessa sistemática", esclarece José Heleno. No ramo contábil são diversas as áreas de atuação. O profissional tem à disposição um mercado de trabalho crescente e bastante promissor, seja em empresas, na carreira independente, na área acadêmica ou até mesmo em órgãos públicos.

A contabilidade é, acima de tudo, uma área estratégica. A demanda no Brasil está aumentando e o mercado está aquecido, mesmo em tempo de crise. Hoje, os profissionais que investem na educação continuada, na reciclagem de seus conhecimentos e no aperfeiçoamento técnico são disputadíssimos. "Se imaginarmos que no Brasil existem aproximadamente 5 milhões de empresas e apenas 410 mil contabilistas registrados, temos um mercado enorme para desenvolvimento dessa carreira", afirma Marcia Ruiz Alcazar, contadora da SETECO Consultoria Contábil.

A profissão não sobreviveria se não houvesse a complementação profissional de outros conhecimentos. Nos dias atuais, o contador precisa conhecer muito de matemática financeira, estatística, noções de marketing, economia nacional e internacional. Todos esses elementos fazem com que as orientações de dados e as informações da contabilidade sejam passadas com mais segurança e clareza a seus clientes e investidores.

Carreira

O mercado de trabalho do contador é bastante amplo. No ramo são diversas as áreas de atuação. As empresas públicas e privadas, os órgãos públicos e as atividades independentes são as opções da função contábil. Para citar algumas profissões: analista financeiro, auditor interno, consultor, pesquisador e agente fiscal.

Para o presidente do Sindcont, grandes empresas de auditoria recrutam profissionais contadores porque o quadro é rotativo e é natural que os profissionais saiam para buscar novas oportunidades. "Para reter talentos, é necessário uma boa remuneração, não somente no sentido de garantir a esse profissional o entusiasmo, mas também de garantir a ele uma remuneração mais adequada e justa", completa.

Apesar da concorrência acirrada, o profissional da contabilidade possui hoje uma posição bem confortável comparado com outras profissões. As companhias têm procurado novos mercados e investido em modernização e treinamento pessoal, com o objetivo de conquistar segmentos em expansão como a consultoria, pois perceberam que necessitam contar com parceiros especializados.

"No Brasil, estamos num processo de resgate desse valor (da profissão de contador). Ainda hoje a sociedade entende que a contabilidade está associada apenas às questões de impostos e acaba perdendo todos os benefícios proporcionados por um gestão contábil eficiente", finaliza Marcia Ruiz Alcazar.

http://www.lerparaver.com/node/8948

Marcia /SP
William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2009 | 12:26

O aumento do número de profissionais em qualquer área é uma tendência. Ocorre que em determinadas regiões e carreiras a saturação é inevitável.
De fato, quando o foco se concentra em pequenas empresas, é comum que o profissional contábil seja visto como um "mal necessário" ou um "orientador do aspecto fiscal".
Entretanto, para não ser confundido com um efeito colateral da burocracia, é necessário um constante investimento na carreira através de cursos, pesquisas, troca de informações (por isso este fórum é tão importante) e desenvolvimento tecnológico (sistemas de informação).

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.