x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 2.839

Salário Família INSS paga uma parte empresa paga outra

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Domingo | 3 junho 2018 | 15:50

Caros, colegas do portal bom domingo a todos.

Por favor, preciso muito da ajuda de vocês no caso abaixo.:

Uma funcionária com o salário simbólico de R$ 961,74, gestante estava afastada por auxílio doença e no dia 19/05 ela teve o bebê.

1 - Eu lancei como salário maternidade 13 dias já que (31 menos 18 dias que o INSS vai pagar), esta correto esse procedimento?

2 - O normal seria ela receber o salário familia proporcional de 13 dias (31,71/30x13) correto?

Pessoal por favor, minha dúvida é se pelo fato do salário contribuição dela ser de 420,00 ela tem direto a cota do salário familia maior??

Estou com dúvida pois eu entendo que os 18 dias de salário e salário familia serão pagos pelo INSS, então eu acho que deveria pagar conforme especifiquei acima pois se não ela estará recebendo mais do que deveria...

Pessoal alguém já teve um caso assim?
Sabem me orientar?

Desde já agradeço.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 10:49

Juliana, bom dia.
Não, a empresa paga em sua totalidade (salario + salario familia) e depois e deduzido automatica na GPS, onde constará na SEFIP os valores que estão sendo deduzido, ou seja, e como se fosse o INSS reembolsando a empresa.
O que você precisa fazer e checar os calculos e se o sistema da folha não o fez, então terá que entrar em contato com o suporte da folha, ou a empresa que vendeu o programa e questionar, ok..

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 11:16

Oi bom dia Carlos.

Obrigada pela sua resposta

Mas estou na dúvida pelo fato de ela ESTAR recebendo o auxilio doença e antes de terminar o beneficio ela teve o nascimento da criança.

O beneficio dela ía até o dia 29/05 só que o bebe nasceu dia 19/05. Então eu devo paga-lá como licença maternidade 13 dias pois o INSS vai pagar os dias até o nascimento da criança.

Mas e o salário família como pagamos?

Obrigada

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 11:54

Juliana, nesse caso o Auxilio Doença e Suspenso, e a empresa inicia o pagto do Salario Maternidade (Q1), e com relação ao Salario Familia, será proporcional, isso porque o INSS irá pagar até o dia 18 de Maio, cabendo a empresa pagar 13 dias.
Quando a empresa informar na SEFIP(Q1) o código de Afastamento por motivo de Maternidade, automaticamente o INSS suspende o auxilio doença.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.