x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 35

acessos 28.144

Escrituração do livro caixa

MARCIA MARIA DOS SANTOS

Marcia Maria dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Agente Turismo
há 13 anos Quarta-Feira | 2 fevereiro 2011 | 23:55

Boa noite!

Tenho feito a escrituração do livro caixa da igreja e tenho dúvidas se tenho escriturado certo.
Estive lendo o post de contabilidade e tesouraria de igreja, lá foi mencionado que os dizimos e ofertas devem serem registrados em um livro chamado JUERP. Procurei na internet algo sobreeste livro e não encontrei. Eu tenho lançado diretamente o livro caixa: tenho lançado os dízimos pelo nome do membro e as ofertas estão sendo lançadas o valor total do mês. Esta correto???
A tesoureira da igreja me entrega um livro rascunho com as entradas e saídas e juntamente as nfs para conferencia e depois de conferidos os lançamentos eu escrituro no livro caixa que tem ficado no meu poder.
Qto a registrar o livro no cartório, eu não cheguei registrar, pois não sabia q era necessário. Como devo proceder? A igreja é aberta desde 2004 e seus livros nao chegaram a serem registrados no cartório, devo fazer retroativo ou posso fazer daqui para frente? Qual a periodicidade q devem ocorrer os registros? Há multa?

Desde ja agradeço e aguardo.

Att

MARCIA MARIA
TÉC. CONTÁBIL
VALDIVINO PEREIRA DE SOUSA

Valdivino Pereira de Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 10:54

Bom dia colegas.

Estou precisando de ajuda. Preciso de esclarecimentos corretos sobre escrituração do livro caixa por empresa enquadrada no simples nacional que so escritura o livro caixa. Tenho muitas dúvidas a respeito de como escriturar pagamentos efetuados em dinheiro, depositos em dinheiro, pagamentos de titulos efetuados em banco e venda com pagamentos efetuado com cheque. Se neste caso devo considerar como venda a prazo. Gostaria que algum colega que tem alguma empresa nesta condição e tenha como me ajudar, enviar-me um modelo de escrituração do livro caixa que tenha todos os exemplos de pagamento efetuado em dinheiro, efetuados em banco, depositos em dinheiro e cheque, venda recebida com cheque pre-datado e cheque a vista. Tenho lido vários exemplos mas continuo com dúvidas.

Ficaria muito agradecido se minhas dúvidas fossem esclarecidas neste canal.

Um abraço

Valdivino Pereira de Ssousa
Técnico em contabilidade

ivair jose taino

Ivair Jose Taino

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a) Mecânico
há 12 anos Sábado | 25 fevereiro 2012 | 13:09

Bom dia. Estou iniciando no ramo de seguros como pessoa física e tambem trabalho em empresa privada sendo ainda assalariado.

Tenho várias despezas como corretor e preciso saber como proceder com o livro caixa, para efeitos de imposto de renda.

já no ano passado lancei os valores gastos com a nova atividade, como livro caixa no IR , porém não sei se está correto ou não.

gostaria de ter vossa ajuda, pois sendo ainda pessoa fisica não procurei um contador para isso, e tambem pela receita que tenho, que ainda é baixa, acredito que não seja viável abrir uma pessoa juridica.
Desculpem mas nem mesmo sei se este é o forum adequado.

Antecipadamente agradeço a ajuda .

CHARLESON MARTINS RESENDE

Charleson Martins Resende

Bronze DIVISÃO 4, Escriturário(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 13:57

Boa tarde, tenho varios clientes varejistas optantes pelo simples nacional, eles sao tributados no regime de competência, e nao tem como ter o controle de recebimento bancario, pois como se sabe recebem no caixa e depois depositam tudo junto, como lançar no caixa o dinheiro que é depositado na conta bancaria da empresa? Eu estive pensando de criar uma conta de deposito, e lancar estes depositos que entram na conta corrente como uma saida, pois nao vejo outro solucao, visto que nao ha como proceder no regime de caixa e sim no de competencia, onde todas as vendas sao lancadas como a vista, e os depositos bancarios nao se vinculam a elas!
Aguardo e obrigado desde já, pela atenção!

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.