x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 1.106

Registro Livro Diário - Sped

Evelise

Evelise

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 6 junho 2018 | 09:37

Bom Dia a todos os colegas!

Estou com um problema que nos surgiu agora que é o seguinte:

Tenho empresas obrigadas a entregar o Sped ECD, e assim entendo que o Livro Diário dessas empresas encontra-se autenticado, pois no próprio recibo de entrega diz: "Considera-se autenticado o livro contábil a que se refere este recibo. A comprovação da autenticação dá-se por este recibo. Esta autenticação dispensa a autenticação de que trata o art. 39 da Lei nº 8.934/1994.
BASE LEGAL: Decreto nº 1.800/1996, com a alteração do Decreto nº 8.683/2016, e arts. 39, 39-A, 39-B da Lei nº 8.934/1994 com a alteração da
Lei Complementar nº 1247/2014."


O fato é que a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG) nos informou que não considera que os livros estejam registrados pois só a Junta para registrá-lo. Diz que esse Decreto não é maior que o Código Civil, o qual fala que é de competência das Juntas Comerciais o registro do Livro Diário. Que eles não tem mais acesso ao Sped e então os livros não são considerados registrados.

Sendo assim todos os Livros Diário do período de entrega do Sped ECD teriam que ser levados a registro na JUCEMG. (Isso é: confecção do livro, pagamento de taxa...).

(Meu caso: entreguei Sped ECD 2015 e 2016. Em 2017 a empresa voltou a ser Simples, então o livro é digital na JUCEMG, o que ocasionou o problema).

Alguém já teve esse caso? É isso mesmo? Se não for, como poderia convencer a JUCEMG a registrar meu livro de 2017 sem que eles cobrem os Livro Diário de 2015 e 2016 registrados na Junta, já que eles já foram entregues pelo Sped ECD?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.