x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 821

Sociedade Simples ou Sociedade Empresária e Passo a Passo para Constituição de Empresa

Marcelo Moraes de Vargas

Marcelo Moraes de Vargas

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 7 junho 2018 | 16:20

Boa tarde.

Apesar de ser um profissional contábil com experiência em diversas atividades sou "iniciante" quando o tema é a abertura de empresas, pois é a primeira vez que irei realizar esse procedimento e quero ver se vocês podem por favor me auxiliar para fins de que eu realize os procedimentos corretos.

Estou trabalhando no processo de constituição da minha futura empresa de prestação de serviços, a qual será representada por minha pessoa em parceria com outros dois profissionais que serão meus sócios, porém o único que é contador e que possui registro profissional (CRC) sou eu, pois um dos sócios é síndico profissional (não tem registro em nenhuma entidade) e o outro formado em administração, mas não possui registro.

Já realizei algumas pesquisas na internet, porém prefiro sempre ter a opinião de profissionais com mais experiência no assunto.

Trata-se de uma prestadora de serviços de gestão (administração) condominial, a qual irá oferecer os seguintes serviços:

CONSTITUIÇÃO DO CONDOMÍNIO;
SÍNDICO PROFISSIONAL;
GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA;
GESTÃO CONTÁBIL: escrituração contábil e fiscal, balancete mensal, fluxo de caixa, controle de estoque e custos, controle patrimonial, gestão de tributos, impostos e contribuições, registro de obrigações trabalhistas e folha de pagamento.

Cada sócio terá um percentual de participação (quotas) no capital social (integralizado) e o trabalho será realizado presencialmente por nós diretamente aos clientes (condomínios), exceto os trabalhos administrativos e contábeis (geração de documentos, escrita contábil, fiscal, folha de pagamento, serviços financeiros, etc), os quais serão realizados em nossa residência (local da empresa).

Nesse caso, será que o mais correto é que a empresa seja uma sociedade simples (pura) ou sociedade simples limitada (sociedade empresária -> limitada)?

A atividade principal da empresa será a gestão do condomínio, envolvendo a constituição deste, síndico profissional e gestão administrativa e financeira. Para estes serviços entendemos que o CNAE mais adequado é:
6822-6/00 - Gestão e Administração da Propriedade Imobiliária.

Será que estamos corretos ou vocês sugerem outra opção de CNAE?

Também iremos oferecer para nossos clientes (condomínios) serviços contábeis, fiscais e relativos a folha de pagamento, contudo não serão nossa atividade principal, pois não se tratará de um escritório contábil, por exemplo. Tais serviços serão complementares e somente serão exercidos caso o cliente faça a contratação, porém não iremos descartar um cliente (condomínio) que deseje apenas os serviços contábeis e não tenha interesse nos serviços de gestão condominial.

Desta forma, por mais que não seja um escritório contábil propriamente dito, por oferecer esses serviços, estamos em dúvida se, quando da constituição da nossa empresa, além do CNAE da atividade principal, devemos incluir também uma ou mais atividades secundárias, pois esses serviços contábeis, fiscais e folha de pagamento.

Caso concordem que devemos utilizar CNAE(s) secundário(s), quais vocês entendem que devemos utilizar (além do principal)?

Pretendemos enquadrar nossa empresa no Simples Nacional (Microempresa - ME), a qual não terá funcionários. Atuarão apenas meus sócios e eu. Será que é possível?

Além de registro na Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura Municipal, INSS e obtenção de alvarás de licença junto ao CRC, sabem dizer se é necessário o registro da empresa ou a obtenção de licença/alvará em mais algum órgão ou entidade? Como falei anteriormente, iremos atuar de forma presencial nos clientes e os serviços administrativos, financeiros e contábeis serão realizados em nossa residência, pois ao menos a princípio não iremos locar uma sala para esta finalidade.

Será que conseguem disponibilizar um passo a passo relativo a constituição da empresa ou link com essas informações? Já consultei alguns sites, porém me pareceram desatualizados.

Agradeço muito e sempre que possível também estarei aqui para compartilhar conhecimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.