x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.608

Ajuste de GPS Autonomo/Contribuinte Individual

ARLINDO RODRIGUES DOS SANTOS JUNIOR

Arlindo Rodrigues dos Santos Junior

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 12 junho 2018 | 12:18

Bom dia Prezados;

Estou com a seguinte situacao;

Um cliente fez o recolhimento atraves do PIS no site da Previdencia Social, ref a competencia 05/2017 a 02/2018. Entretanto, na realidade, ele queria era completar o periodo desde a ultima contribuicao que foi como funcionario, ou seja de 11/2014 em diante. Fui na receita federal, porem, o analista me informou que como o recolhimento foi realizado pelo NIT e nao pelo CPF, devo comparecer ao INSS e fazer um reajuste da GPS. As contribuicoes geraram um valor de R$ 5.000,00 de recolhimento e desejo utilizar este valor para liquidar as competencias em aberto desde 11/2014. Alguem pode me auxiliar. [code]

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 11:34

Arlindo, bom dia.
Para a segurança de seu cliente, sugiro e por experiência própria ir até uma agência do INSS, e explicar o caso, o mesmo irá orientar e conforme o caso emitir a guia.
Não recolha nada antes de consultar o INSS, isso porque recolhimento indevido para restituir não é facil, dá muita dor de cabeça, e tem caso que infelizmente não consegue restituir., ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.