Contábeis o portal da profissão contábil

17
Aug 2018
00:22
DIA 13 SEGUNDA

O Maior Evento Online Brasileiro de Contabilidade

Gratuito 100% online

VEJA AS PALESTRAS DE HOJE

DIA 13 SEGUNDA

13 a 17 de agosto de 2018

www.conbcon.com.br

O Maior Evento Online Brasileiro de Contabilidade

100% online Gratuito
Fernanda Rocha

Fernanda Rocha

Empreendedorismo

Contabilidade Consultiva: o Caminho da Riqueza e da Prosperidade

Divane Alves

Divane Alves

Normas Contábeis

Normas Contábeis - Surgimento e Aplicação

Cláudio Miranda

Cláudio Miranda

Formação Profissional

Turnover de pessoal e qualidade de vida no trabalho nas Empresas de Auditoria Externa

Gabriel Manes

Gabriel Manes

Tecnologia

Como conquistar produtividade, satisfação do cliente e crescimento

Adriano Vermolhem

Adriano Vermolhem

Gestão Empresas Contábeis

Marketing Digital na prática para Escritório Contábeis

Fátima Roden

Fátima Roden

Tributário e Trabalhista

Alterações a partir de 2018 em relação ao ISS e ISS fixo no Simples Nacional

Gilberto Cunha

Gilberto Cunha

Empreendedorismo

Quero comprar de você

Vanildo Veras

Vanildo Veras

Empreendedorismo

Excelência ou sorte, eis a questão

Domingos Vasco

Domingos Vasco

Tributário e Trabalhista

Aspectos Legais e Gerais do eSocial

Marcelo Voight Bianchi

Marcelo Voight Bianchi

Gestão Empresas Contábeis

Empresa Contábil: Um Grande Negócio do Século XXI

Alizete Alves

Alizete Alves

Tributário e Trabalhista

16:00 - eSocial - Impactos e ações para uma entrega de sucesso

Mauro Negruni

Mauro Negruni

Tributário

Resultados do novo modelo da DCTFWeb

Fernando Almeida

Fernando Almeida

Formação Profissional

Como elaborar um projeto de pesquisa?

José Luiz Fondacaro

José Luiz Fondacaro

Tributário e Trabalhista

Fim do Emissor do Cupom Fiscal - E Agora?

Simoní Pechebela

Simoní Pechebela

Tributário

Código GTIN validação e obrigatoriedade aplicada a NF-e e NFC-e

Isis Abbud

Isis Abbud

Empreendedorismo

Contadores conseguem inovar?

Vinicius Roveda

Vinicius Roveda

Tecnologia

Transformação do mercado contábil: de 2015 a 2020

Christiano Santos

Christiano Santos

Normas Contábeis

CPC/IFRS 17 Contratos de Seguros

Gilmar Duarte

Gilmar Duarte

Gestão Empresas Contábeis

Honorários Contábeis: Segredos da precificação

Rogério Fameli

Rogério Fameli

Gestão Empresas Contábeis

Marketing Digital de Performance e Captação de Clientes de Contabilidade

Hélio Donin

Hélio Donin

Tecnologia

Contabilidade e as ferramentas tecnológicas da atualidade

Paulo Vaz

Paulo Vaz

Gestão Empresas Contábeis

Contabilidade Digital e on-line: Aspectos de Estratégicos

PERDEU AS PALESTRAS DE ONTEM? CLIQUE AQUI

MAIS PALESTRAS DE HOJE

« »

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


BOA TARDE, EU BAIXEI O NFE 4.0 MAS NÃO CONSIGO RESTAURAR O BACKUP DA VERSÃO 3.10 NELE, FICA APRESENT

31respostas
20.459acessos
  

mostrando página 1 de 2
1 2
Edivaldo de Oliveira

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Escritório
mensagens1
pontos112
membro desde15/08/2017
cidadeSao Joao do Oriente - MG
Postada:Terça-Feira, 12 de junho de 2018 às 12:20:28
A conexão foi recusada, porque o banco de dados NFE_400;shutdown=true não foi encontrado.
java.sql.SQLException: A conexão foi recusada, porque o banco de dados NFE_400;shutdown=true não foi encontrado. Esta mensagem aparece quando eu tento restaurar o backup que fiz da versão 3.10, alguém passou pelo mesmo problema e como resolveu?
Roberto Lima

Usuário Iniciante

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens46
pontos1.123
membro desde24/05/2010
cidadeFortaleza - CE
Postada:Quinta-Feira, 14 de junho de 2018 às 14:44:49
Boa Tarde,


Estou com mesmo problema e não consigo achar uma solução!!

Roberto Lima
Tec. em Contabilidade
CRC: 22.380/O-9
Sabrina Vieira

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Escrita Fiscal
mensagens2
pontos132
membro desde10/07/2014
cidadeBrasilia - DF
Postada:Sexta-Feira, 15 de junho de 2018 às 13:13:04
Boa tarde.

Encaminhei e-mail ao Sebrae que respondeu o seguinte:

"Disponibilizamos a versão 4.0 e vamos falar do procedimento de MIGRAÇÃO DAS INFORMAÇÕES da versão 3.10 do emissor para a 4.0.

Antes de mais nada, é importante informar que a NF-e (xml) emitida na versão 3.10 do emissor possui leiaute diferente e por isso não pode ser importada para a versão 4.0 do emissor gratuito.

Desta forma nos restará efetuar apenas as migrações dos cadastros da versão 3.10 para a 4.0 do emissor de NF-e.

A primeira migração deve ser CADASTRO DE EMITENTE (incluir o logotipo se existir na versão 3.10) e depois as demais informações (cliente, produto ou transportadora) em qualquer ordem.

A instalação permanece igual, ou seja, precisará existir o java instalado (atualizado de preferência) e conter o endereço http://conteudo.sebrae.com.br na lista de exceções do java (constante na aba SEGURANÇA dentro do Painel de Controle do Java)… e depois iniciar o download e instalação do programa.

Para os novos cadastros, estes poderão ser feitos diretamente no emissor 4.0, ou seja, não é obrigatório fazer migração ou a utilização do emissor antigo para estes cadastros."
Evandro a

Usuário Novo

profissãoAccount Manager
mensagens1
pontos6
membro desde16/07/2018
cidadeMaua - SP
Postada:Segunda-Feira, 16 de julho de 2018 às 14:05:18
boa tarde pessoal, como o layout do 4.0 é diferente, realmente não está sendo possível restaurar o backup do 3.10. achei uma alternativa que é exportar cada tipo de cadastro: primeiro exporta o emissor, depois clientes, produtos. exportei todos como txt. depois de exportar tudo, abri o nfe 4.0, importei o emissor em separado e depois os demais cadastros. o único que não consegui importar foram as nf´s já emitidas. então para emitir a próxima já no 4.0 você pega o número da última nf emitida no emissor 3.10 e insere manualmente na hora de emitir no 4.0.

espero ter ajudado!

abs,

evandro
9c bobinas para pdv
Bruno Rodrigues Bezerra

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens3
pontos17
membro desde27/12/2017
cidadeBrasilia - DF
Postada:Segunda-Feira, 16 de julho de 2018 às 21:53:04
Senhores, boa noite!

Na verdade não existe nenhuma necessidade de fazer backup da 3.10 para a 4.0 ou tentar importar arquivo .TXT, consegui importar todos os dados, clientes, produtos e etc de uma forma super fácil e prática.

Para tanto, basta:

Acessar o disco C:\database\NFE310 copiar todos os arquivos presentes

Após a instalação da versão 4.0

Acessar o disco C:\database\NFE_400 e colar todos os arquivos

Exatamente isto que estão pensando Control + C Control + V

Espero ter ajudado!

Ary Stenio de Oliveira

Usuário Novo

profissãoAssistente Contabilidade
mensagens6
pontos585
membro desde06/02/2014
cidadeFortaleza - CE
Postada:Quinta-Feira, 26 de julho de 2018 às 10:54:14
Obrigado Bruno! não tava conseguindo importar nada mas com essa sua dica deu certo, importou tudo!

Gilmar Rocco

Usuário Novo

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens2
pontos22
membro desde25/06/2009
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 27 de julho de 2018 às 10:19:12
Obrigado Bruno pela informação compartilhada, já estava maluco pensando que iria ter que cadastrar tudo novamente...abraço
Davi Cesar Camargo

Usuário Novo

profissãoOffice Boy
mensagens1
pontos10
membro desde24/07/2018
cidadeBatatais - SP
Postada:Sexta-Feira, 27 de julho de 2018 às 11:04:16
Bom dia alguém poderia me ajudar não estou conseguindo importar os produtos do emissor 3.10 para o 4.0 esta dando erro na hora da importação tanto TXT com XML? ?
profissãoAdministrador(a)
mensagens1
pontos361
membro desde06/10/2009
cidadeCarnauba dos Dantas - RN
Postada:Quarta-Feira, 1 de agosto de 2018 às 12:17:17
Obrigado Bruno, suas dicas resolveram o meu problema, importou tudo.
Suzane

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens1
pontos11
membro desde01/08/2018
cidadeMaringa - PR
Postada:Quarta-Feira, 1 de agosto de 2018 às 17:23:40
Bruno Rodrigues Bezerra

Bruno em 3 dos 5 computadores que temos aqui deu certo porem em 2 não encontro na Database o arquivo da nfe400, você ou alguém conseguiu localizar.
Emerson Santos

Usuário Frequente

profissãoSócio(a) Comercial
mensagens87
pontos680
membro desde25/04/2012
cidadeAnanindeua - PA
Postada:Quinta-Feira, 2 de agosto de 2018 às 10:33:58
Muito bom Bruno! Deu certinho!

Agora se quiserem migrar seus clientes pra um ERP gratuito, é só chamar que providencio e acabam as dores de cabeça com o emissor gratuito.

Grande abraço!

Prestar Tecnologia
Verse Contabilidade
Especialista em Contabilidade Digital
Projeto SPED e sua ramificações
Conheça Softwares de Gestão Para Seu Negócio
prestar.adm@gmail.com / (91) 99114-6198
Jonatan Moreira Ferreira

Usuário Novo

profissãoAssistente Contabilidade
mensagens22
pontos419
membro desde19/02/2013
cidadeCianorte - PR
Postada:Quinta-Feira, 2 de agosto de 2018 às 13:59:12
Bruno Rodrigues Bezerra obrigado, deu certo
profissãoContador(a)
mensagens1
pontos10
membro desde09/11/2007
cidadePorto Velho - RO
Postada:Quinta-Feira, 2 de agosto de 2018 às 16:00:05
Bruno ou alguém que tenha conseguido resolver a questão da importação, preciso de um Help! Não consegui copiar e colar, pois deu mensagem de mesclar pastas e se faço isso o programa não roda. Você colou todas as pastas? Modificou o nome das pastas? Copiou e colou somente alguma (s) pasta (s)? Por favor, previso desse socorro.

Grato,

Rocha.
Emerson Santos

Usuário Frequente

profissãoSócio(a) Comercial
mensagens87
pontos680
membro desde25/04/2012
cidadeAnanindeua - PA
Postada:Quinta-Feira, 2 de agosto de 2018 às 16:02:53
Marcio, depois de copiar as pastas, apague as que estão na pasta /400 e cole. Não vai apresentar mensagem nenhuma.

Grande abraço!

Prestar Tecnologia
Verse Contabilidade
Especialista em Contabilidade Digital
Projeto SPED e sua ramificações
Conheça Softwares de Gestão Para Seu Negócio
prestar.adm@gmail.com / (91) 99114-6198
Gerlaine

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens1
pontos12
membro desde14/08/2017
cidadeBrasilia - DF
Postada:Quinta-Feira, 2 de agosto de 2018 às 17:04:34
Olá, fiz este procedimento, mas quando tento autorizar a nota, ele diz que está na versão anterior. Notei que lá no canto superior direito ficou constando a versão 3.10. Alguém pode me ajudar?
Domingos Guerra

Usuário Novo

profissãoAdministrador(a) Empresas
mensagens1
pontos6
membro desde06/08/2018
cidadeNatal - RN
Postada:Segunda-Feira, 6 de agosto de 2018 às 11:09:21
Bom dia.

Algum dos amigos esta com dificuldades em abrir o emissor 4.0 Sebrae/SP no dia de hoje 06/08/2018?

Ate a noite de ontem estava normal, mas hoje não abre.
Ernani Guimarães

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Administrativo
mensagens3
pontos18
membro desde06/08/2018
cidadeCampo Grande - MS
Postada:Segunda-Feira, 6 de agosto de 2018 às 14:45:48
Boa tarde, não estou conseguindo acessar, assim como mais pessoas no fórum.
Emerson Santos

Usuário Frequente

profissãoSócio(a) Comercial
mensagens87
pontos680
membro desde25/04/2012
cidadeAnanindeua - PA
Postada:Segunda-Feira, 6 de agosto de 2018 às 20:40:51
Boa noite amigos.

Para aqueles que estão com dificuldades em utilizar o emissor de NFe, se quiserem me consultar para suporte, fiquem à vontade.

Grande abraço!

Prestar Tecnologia
Verse Contabilidade
Especialista em Contabilidade Digital
Projeto SPED e sua ramificações
Conheça Softwares de Gestão Para Seu Negócio
prestar.adm@gmail.com / (91) 99114-6198
Edvaldo Ramos de Brito

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens2
pontos14
membro desde06/06/2012
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Terça-Feira, 7 de agosto de 2018 às 17:39:44
Boa Tarde esta aqui é para quem conseguiu baixar o aplicativo e instalar a versao 4.0 porém hoje parou de funcionar não abrindo mais ok. Vá em configuração do java na parte da Aba Geral va em definições depois deletar arquivos marque 1 e 2 opção, feito isso click em aplicar se der esta opção ok, as vezes não da´, fechar o java ai vai sumir os icones dos emissores 3.1 e 4.0 se estiver na maquina não se preocupe vá no programa de instalação e ele abrirá normalmente ok espero ter ajudado por hoje
Laura Noé Moreira

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Administrativo
mensagens1
pontos0
membro desde07/08/2018
cidadeArroio do Meio - RS
Postada:Terça-Feira, 7 de agosto de 2018 às 19:05:43
Boa Noite, estou praticamente a tarde e a noite de hoje tentando instalar o a versão 4.0, já atualizei o java, coloquei os sites na aba de segurança... Até que consegui baixar a versão 4.0! Porém, ao tentar abrir a versão anterior 3.10 para fazer backup das minhas notas salvas lá, não abre mais, e aparece a seguinte mensagem: o item ' jawa.exe' a que este atalho se refere foi alterado ou movido. O atalho não funcionará corretamente.
Deseja excluir este atalho?


O que eu faço? Como consigo entrar na versão antiga e salvar o que preciso?
Vanessa Simoes

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens5
pontos137
membro desde14/02/2017
cidadeCampinas - SP
Postada:Quarta-Feira, 8 de agosto de 2018 às 14:58:54
Ola, boa tarde!

Estou com o mesmo problema de instalação da Laura. Fiz todo procedimento apareceu a mensagem que foi instalado corretamente, abriu o sistema com a nova versão. Quando fui abrir a verão anterior não deu certo, isso na sexta feira.
Segunda verifiquei que a nova versão não havia um atalho na área de trabalho, refiz o passo a passo de instalação, só deu erro. Ontem 07/08, refiz novamente o passo a passo de instalação de manhã, deu certo porem da mesma forma, sem criar atalho, ao fechar o programa e ir no ícone que tinha baixado, aparece uma mensagem de erro e não abre mais. Liguei no suporte ontem, a atendente falou que hoje sairia já uma nova versão 4.0.1, pois a 4.0 estava dando muitos problemas, pediu para aguardar e tentar hoje 08/08.
Estou desde as 8h tentando instalar e nada, só da erro e não abre e pior nem finaliza a instalação e estou ligando no suporte o telefone nem toca e já desliga.

Alguém saberia dizer o que podemos fazer para sanar isso.

Grata.
Edvaldo Ramos de Brito

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens2
pontos14
membro desde06/06/2012
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quarta-Feira, 8 de agosto de 2018 às 15:23:21
Boa Tarde não da pra fazer restauração de backup ok
Façam o seguinte para quem esta com as duas versões instaladas 3.1 e 4.0 ok
Va na Raiz C: no diretorio data base e achará os diretorios
NFE _400
NFE310
Entrar dentro dos diretorios do 400 os 3 primeiros abaixo e apagar o que tem dentro ok e os arquivos abaixo também ok
log
seg0
tmp
BACKUP.HISTORY
db.lck
service.
Depois vá na versão do diretorio 310 e entre nos tres primeiros diretorios um de cada vez e copie tudo passando para o do 4.0
e copiar os 3 arquivos abaixo também mando para 4.0 ok pode até só ter dois
pronto quanto fizer funcionar o 4.0 já estará recuperado tudo ok tanto clientes como fornecedores e as Notas Fiscais também ok
diretorio tmp não tem nada ok não precisa ok se precisarem do arquivos de instalação eu passo lembrando que a versão do 3.10 tem que ser a do sebrae
Vanessa Simoes

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens5
pontos137
membro desde14/02/2017
cidadeCampinas - SP
Postada:Quarta-Feira, 8 de agosto de 2018 às 15:30:39
Ola, boa tarde!

Estou com o mesmo problema de instalação da Laura. Fiz todo procedimento apareceu a mensagem que foi instalado corretamente, abriu o sistema com a nova versão. Quando fui abrir a verão anterior não deu certo, isso na sexta feira.
Segunda feira 06/07, verifiquei que a nova versão não havia um atalho na área de trabalho, refiz o passo a passo de instalação, só deu erro. Ontem 07/08, refiz novamente o passo a passo de instalação de manhã, deu certo porem da mesma forma, sem criar atalho, ao fechar o programa e ir no ícone que tinha baixado, aparece uma mensagem de erro e não abre mais. Liguei no suporte ontem, a atendente falou que hoje sairia já uma nova versão 4.0.1, pois a 4.0 estava dando muitos problemas, pediu para aguardar e tentar hoje 08/08.
Estou desde as 8h tentando instalar e nada, só da erro e não abre e pior nem finaliza a instalação e estou ligando no suporte o telefone nem toca e já desliga.

Alguém saberia dizer o que podemos fazer para sanar isso.

Grata.
Emerson Santos

Usuário Frequente

profissãoSócio(a) Comercial
mensagens87
pontos680
membro desde25/04/2012
cidadeAnanindeua - PA
Postada:Quarta-Feira, 8 de agosto de 2018 às 16:08:34
Vanessa Simoes o procedimento descrito pelo colega Edvaldo Ramos de Brito funciona direitinho.

Se tiver dificuldades e precisar de suporte é só entrar em contato.

Grande abraço!

Prestar Tecnologia
Verse Contabilidade
Especialista em Contabilidade Digital
Projeto SPED e sua ramificações
Conheça Softwares de Gestão Para Seu Negócio
prestar.adm@gmail.com / (91) 99114-6198
Vanessa Simoes

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens5
pontos137
membro desde14/02/2017
cidadeCampinas - SP
Postada:Quarta-Feira, 8 de agosto de 2018 às 17:52:23
Edvaldo, muitíssimo obrigada!

Depois de 6 dias tentando, hoje consegui emitir uma NFE.
Muito sucesso.
profissãoDiretor(a) Tecnologia da Informação
mensagens6
pontos138
membro desde30/12/2015
cidadeCampos dos Goitacazes - RJ
Postada:Quinta-Feira, 9 de agosto de 2018 às 12:46:23
Bom dia ! Gostaria de agradecer aos usuários Bruno Rodrigues Bezerra e Edvaldo Ramos de Brito que deram excelentes dicas para resolver nossos problemas. Parabéns !
Fiz o procedimento informado.

Atualize o Java para 8 v.181

Na lista de exceções de sites no Java coloque os endereços:

http://conteudo.sebrae.com.br
http://emissores.sebrae.com.br

Acessar o disco C:\database\NFE310 (copiar todos os arquivos presentes) (Ctrl+A para selecionar e Ctrl+C para copiar).

Após a instalação da versão 4.0

Acessar o disco C:\database\NFE_400 (colar todos os arquivos) (Ctrl+V).

Show de bola ! Deus abençoe vocês !!!!!

Não há nada nessa vida, que possa te separar de DEUS.
O motivo é um só. ELE te Ama.
E quem ama não abandona, não trai, não esquece.
Ainda que o teu coração não sinta, não perceba, DEUS cuida de ti.
Márcio Sandes

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens4
pontos40
membro desde13/09/2017
cidadeDelmiro Gouveia - AL
Postada:Quinta-Feira, 9 de agosto de 2018 às 18:25:48
Boa noite! Da mesma forma eu fiz que o Bruno aconselhou, deu tudo certo, valeu.

Deus abençoe.

Tudo por Jesus! Nada sem Maria!
Alessandro Pereira Lima

Usuário Novo

profissãoAdministrador(a) Rede
mensagens2
pontos106
membro desde11/08/2018
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sábado, 11 de agosto de 2018 às 11:53:36
Prezados, boa tarde.

Realizei os procedimentos indicados pelo Bruno, e também pelo Emerson, que sugeriu copiar o conteudo da pasta 3.10 para uma pasta livre de arquivos com o nome 4.0. Perfeito, importou tudo, tudo ok até aí.

Entretanto desde então, toda nota emitida pelo 4.00 não aparece no menu de gerenciamento de notas. Ele me mostra apenas as que já haviam sido emitidas pelo 3.10.

Alguém sabe como resolver?

Att.,

Alessandro Lima
Emerson Santos

Usuário Frequente

profissãoSócio(a) Comercial
mensagens87
pontos680
membro desde25/04/2012
cidadeAnanindeua - PA
Postada:Segunda-Feira, 13 de agosto de 2018 às 16:50:27
Alessandro Pereira Lima verifique o filtro aplicado.

Erisson Jonathan Nascimento dos Santos versão 3.10?

Grande abraço!

Prestar Tecnologia
Verse Contabilidade
Especialista em Contabilidade Digital
Projeto SPED e sua ramificações
Conheça Softwares de Gestão Para Seu Negócio
prestar.adm@gmail.com / (91) 99114-6198
Lucas

Usuário 3 Estrelas Novas

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens313
pontos8.801
membro desde04/06/2014
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Terça-Feira, 14 de agosto de 2018 às 16:14:33
Bruno,

Muito obrigado pela informção, aqui funcionou corretamente.

mostrando página 1 de 2
1 2

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César