x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 78.726

ATACADISTA x DISTRIBUIDORA

Carla de Araújo Santana

Carla de Araújo Santana

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Sábado | 17 outubro 2009 | 13:10

Olá pessoal, estou com uma dúvida: Qual a diferença entre Empresas atacadista e Distribuidoras, preciso fazer uma constituição e meu cliente quer saber se há diferença, por favor alguém poderia me orientar a respeito?
Grata desde já: Carla Santana

Carla Santana
Amanda Costa

Amanda Costa

Prata DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 14 anos Sábado | 17 outubro 2009 | 19:07

Carla,

Encontrei esta resposta no Oculto0AAlBaRU" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Yahoo! Respostas e estou transcrevendo, espero que lhe ajude.

Att,
Amanda

"Fabricante - é oque produz um produto, realiza modificações em materiais até o produto final.

Atacadistas - estes trabalham com grandes quantidades em geral recebem os produtos direto dos fabricantes e redistrubuem a outros, em geral os varejistas.

Varejista- é aquele que atende o consumidor final.

Distribuidores - realiza os serviços como seu próprio nome diz, distribui, ele recebe mercadorias dos fabricantes ou atacadistas em grandes lotes que são dividos em lotes menores e os repassa a outros que demandam menor quantidade dos produtos.


No fluxo de mercadorias podemos pensar:

Fabricante --> Atacadista --> Varegista --> Consumidor

Parece lógico que quanto menor o numero de estágios envolvidos nesta cadeia menor será o custo para o consumidor, mas nem sempre isso é verdade. Esta idéia é valida apenas nas proximidades da fabrica, em geral pequenas fabricas que atendem a mercados locais.
Um fabricante que tente atender diretamente o consumidor final terá que arcar com unidades de atendimento próximas ao consumidor e com toda estrutura especializada que este serviço necessite.
Imagine uma grande empresa fabricante de veiculos, celulares, alimentos, etc. tendo uma loja em cada cidade. Este investimento seria maior que o investimento na sua fabrica, sendo que em muitas cidades as vendas não viabilizarião a existência da loja.
Estes atacadistas, varegistas e distribuidores trabalham de forma a gerar uma economia de escala uma vez que trabalham com produtos de outros fabricantes que fluem no mesmo fluxo dividindo os custos da distribuição."

Eu POSSO! Mas é Deus quem sabe a hora!
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 11:33

Jalline Cunha de Mello

Pelo CNAE são iguais.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Camile Tortelli

Camile Tortelli

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2013 | 09:16

Pessoal, o meu caso específico é meio complicado.
Já pesquisei inúmeras definições para atacado e varejo.
Mas uma dúvida permanece.
Uma empresa que vende máquinas agrícolas e peças. A grande maioria de seus clientes são pessoas físicas, produtores rurais, no CPF, mas aqui no Mato Grosso eles são obrigados a ter inscrição estadual. Mas eles nunca compram em grandes quantidades, pois não é pra revender.
No meu entender, o produtor rural que compra uma peça de um trator, é um consumidor final.
Entretanto, sequer existe CNAE de Comércio Varejista de Máquinas Agrícolas e Peças. Apenas Comércio Atacadista.
E por ser atacadista, o tratamento dado pela Sefaz no âmbito do ICMS é outro, com uma tributação diferente, pois ela entende que não encerra a cadeia tributária.
Tenho outra empresa com o mesmo problema, mas esta vende fertilizantes.
Afinal de contas, minha empresa é atacadista ou varejista?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.