x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 105

acessos 44.210

Consolidação Parcelamento PRT - Modalidade Demais Débitos RFB - Cód. 5184

EDIJAMES PEREIRA DOS SANTOS

Edijames Pereira dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 13:11

Prezados colegas, boa tarde!

Enfim, no ultimo dia 11/06/2018 saiu o programa para Consolidação dos débitos parcelados pelo PRT modalidade demais débitos administrados pela RFB (código 5184), onde os contribuintes que aderiram a esse parcelamento deverão entrar no E-CAC (através do certificado digital ou código de acesso e senha) para prestar as informações da consolidação, cujo prazo se encerra em 29/06/2018, sob pena de cancelamento do acordo.

Alguns casos que ocorreram comigo:

Caso 1: Quando entro para consolidar os débitos do contribuinte o sistema da RFB "puxa" TODOS os débitos vencidos até 30/11/2016, inclusive aqueles que estão no parcelamento do PERT codigo 5190 (pois o meu contribuinte possui ambos parcelamentos, um pelo PRT e outro pelo PERT).
O sistema não permite que você selecione apenas as competências que meu contribuinte pretende parcelar, pois se eu prosseguir mesmo assim, os valores apurados pelo sistema serão maiores do que apurados pelo contribuinte na época da adesão, e isso faria meu cliente recolher além da diferença de cálculo da parcela, como perderia tbm os débitos parcelados com desconto no PERT.

Caso 2: Em outra empresa, na fase de consolidação onde o sistema deveria reconhecer as parcelas pagas de antecipação, NÃO LOCALIZA os pagamentos efetuados até o mês anterior (05/2018), sendo que meu cliente tem TODAS as parcelas pagas em dia. E antes de eu concluir a consolidação, o sistema informa que meu cliente devera recolher TODAS AS APARCELAS ATRASADAS até o dia 29/06/2018, sob pena de cancelamento do acordo.

Alguém com alguma caso parecido ou com alguma dificuldade para consolidar?

Edijames Pereira


Henrique Santos

Henrique Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 16:28

Prezado Edijames Pereira dos Santos,

Estou na mesma situação descrita no "caso 2" . Estou surpreso com tal situação. Imaginei que seria tranquilo a prestação de informações para consolidação, assim como foi na modalidade PRT-Previdenciaria , que não acusou atraso em nenhuma parcela, como de fato não havia atraso.

Fiz uma consulta e encontrei o manual - Programa de Regularização Tributaria - PRT segue o link


Prestação de Informações para Consolidação PRT - Demais Debitos


Na pag 12 diz:

Antes de concluir a confirmação da consolidação, é importante confirmar os recolhimentos efetuados
até 31.05.2018 para a modalidade no e-CAC, pois serão utilizados no cálculo de eventual saldo
devedor da negociação.
Se o Darf foi recolhido com data de vencimento ou código de receita errado, antes da consolidação,
efetuar sua retificação (ver RETIFICAÇÃO DE DARF).
Caso não conste algum Darf efetivamente pago no e-CAC, antes de confirmar a consolidação, procure
a unidade da RFB de seu domicílio tributário para a regularização do Darf.
Para consultar os recolhimentos constantes nas bases, acessar a aba PAGAMENTOS E
PARCELAMENTOS, escolher CONSULTA COMPROVANTE DE PAGAMENTOS – DARF, DAS
E DJE.
TELA: CONSULTA DE PAGAMENTO NO E-CAC


Eu realizei esse procedimento, confirmando que as parcelas estão devidamente quitadas, inclusive com codigo de receita e data de vencimento corretas. E MESMO assim o sistema informa que as parcelas estão em abertas e que devem ser quitadas.

Vou continuar acompanhando o sistema diariamente, na esperança de que seja um "erro do sistema".

Forte Abraço!





Henrique Santos
Contador
Duos Contabilidade
[email protected]
Sumaré - SP
EDIJAMES PEREIRA DOS SANTOS

Edijames Pereira dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 14 junho 2018 | 11:18

Bom dia Henrique

O sistema de consolidação do PRT normalizou, agora ele reconhece os pagamentos realizados até o mês 05/2018.

Acessa novamente que vc verá. Sobre o caso 1 ainda não resolvi, me orientaram a formalizar um dossiê para solicitar a exclusão/suspensão daqueles débitos que não pretendo parcelar pelo PRT e sim pelo PERT.

Abraços.

Edijames Pereira

Sabrina Busch Maciel

Sabrina Busch Maciel

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Quinta-Feira | 14 junho 2018 | 11:49

Bom dia!!! Ontem também em duas Empresas que tentei fazer a consolidação "não puxou" as parcelas pagas até o mês 05, mesmo consultando nos pagamento e constando que estava tudo pago.
Vou tentar hoje novamente...Obrigada!!!

Tenho uma duvida ainda, uma outra empresa não pagou a parcela do PRT do mês 04 e 05, poderei pagar agora sem danos ok!! Parece logico porem por ele não ter pago corretamente as parcelas fiquei preocupada em perder e nem poder fazer a consolidação. Nesta empresa não tentei fazer ainda.

EDIJAMES PEREIRA DOS SANTOS

Edijames Pereira dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 14 junho 2018 | 14:13

Boa tarde Sabrina

Na fase de consolidação caso a empresa possuir parcelas em aberto, que no seu caso seriam as parcelas 04 e 05/2018, o sistema apura a diferença não recolhida e emitira o DARF único (valor total) para pagamento até 29/06/2018, sob pena de cancelamento.

É importante sempre verificar os débitos trazidos pelo sistema, para não haver divergências de valores.

At. Edijames Pereira

Sabrina Busch Maciel

Sabrina Busch Maciel

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Quinta-Feira | 14 junho 2018 | 15:06

Edijames obrigada!! agora a tarde tentei mais uma vez fazer o pedido.... os pagamentos ok!! hoje "puxou" os valores pagos, porem!!!!!.... na parte de informar os dados do banco que seria a ultima antes de confirmar...não abre no site a opção para escolher o banco não deixa e nem abre a opção....Pra vcs deu certo? Preciso informar banco? Se o meu cliente prefere que eu mande a DARF da parcela mensal não tenho esta opção?

JEAN

Jean

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 15 junho 2018 | 08:17

Bom dia a todos,

Também não estou conseguindo selecionar o banco para o débito em conta. Acredito que seja problema do sistema mesmo!

Alguém já conseguiu concluir a consolidação?

EDIJAMES PEREIRA DOS SANTOS

Edijames Pereira dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 15 junho 2018 | 08:59

Boa tarde pessoal,

Já esta normalizado a opção bancaria no sistema de consolidação. No caso de meu cliente informei uma conta inativa/invalida e o sistema aceitou, pois meu cliente pretende pagar as DARFs via impresso.

At. Edijames

JEAN

Jean

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 15 junho 2018 | 15:41

Boa tarde Edijames,

Ainda não normalizou aqui para mim...

Vou continuar tentando durante o resto da tarde.

At,

Jean

Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 5 anos Sexta-Feira | 15 junho 2018 | 16:14

Boa tarde

estou tetando colocar o banco, mas não abre a opção


Somente a opção do Banco não abre, da agencia e conta normal, mas ai não salva;


enviei no fale conosco, mas sabem como é a Receita federal, só responde depois de meses.

Marcelo Duarte
Analista Fiscal
Sabrina Busch Maciel

Sabrina Busch Maciel

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Sexta-Feira | 15 junho 2018 | 16:37

Acabei de tentar novamente e continua a opção do banco sem "abrir" liguei hoje na Receita e "não estão sabendo de nada" é para tentar mais tarde...., na segunda agendei horário! Já temos pouco prazo e ainda temos que enfrentar problemas de sistema!!!
Outra coisa que vou tentar é trocar navegador para ver se tem efeito, affff

Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 5 anos Sexta-Feira | 15 junho 2018 | 17:00

Sabrina


Eu usei o Chrome, Edge e o mesmo problema, o Explorer não aparece a tela para consolidar a divida;


Vc disse que conseguiu agendar na Receita, espero que consiga resolver

Marcelo Duarte
Analista Fiscal
Sabrina Busch Maciel

Sabrina Busch Maciel

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 08:08

Bom dia!!! Hoje cedo nova tentativa e o mesmo problema!! não abre opção para informar o banco.
Hoje as 09:30 tenho horário na Receita vamos ver qual a resposta deles. Liguei na sexta passada ninguém sabia de nada pelo atendimento telefonico.

Edijames disse que conseguiu informar o banco, qual opção de internet que utilizou...ou o que poderia estar dando este erro ainda pra nós?!.

JEAN

Jean

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 08:43

Bom dia Sabrina,

Tentei hoje novamente e também não consegui, ainda está com o mesmo problema para informar o banco!

Quando retornar da Receita Federal nos informa qual a orientação que eles deram, por gentileza.

Grato,

Jean Ramos

Mayara

Mayara

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 09:11

Bom dia!

Também estou com o mesmo problema da informação dos bancos. Se alguém tiver novidades por favor nos avise.

Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 09:49

Também tentei hoje e nada e abrir os bancos;

Fiz pelo Chrome, Edge, no Internet explorer não abre nem os débitos, fica processando eternamente

Marcelo Duarte
Analista Fiscal
Sabrina Busch Maciel

Sabrina Busch Maciel

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 10:18

Acabei de voltar da Receita e me disseram que sabem do problema estão resolvendo e temos que aguardar. (pelo amorrrr...)
Sobre informar a conta diferente do CNPJ a qual foi feito o parcelamento, ou de um sócio.... cfe fiscal não ha "funcionalidade" para alterar a conta depois, disse que não sabe também ... me aconselhou a criar uma conta nesta empresa.

Henrique Santos

Henrique Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 14:07

To sentindo cheiro de prorrogação de prazo.

TODA vez que a Receita Federal libera alguma ferramenta ( Consolidações,parcelamentos, DCTF's..Sped's....) é a mesma coisa, o contribuinte ( quer dizer nos contadores...) ficamos desesperados para fazer nossa parte...e no ultimo dia do prazo, depois de passarmos raiva, dor de cabeça, principio de infarto..ai vem a Receita Federal dizendo que esticou o prazo.


Vida de contador não é facil.....rs

Henrique Santos
Contador
Duos Contabilidade
[email protected]
Sumaré - SP
Mayara

Mayara

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 19 junho 2018 | 07:53

Tentei hoje de novo e nenhuma mudança...estou preocupada!
Atendimento na Receita não resolvem nada, porque alguns conseguem e outros não..

Sabrina Busch Maciel

Sabrina Busch Maciel

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Terça-Feira | 19 junho 2018 | 09:42

Bom dia!!! Sugiro que todos que estão com problema procurem a Receita de sua cidade para reclamar e abir um atendimento!!! temos prazo para consolidação e não temos sistema que funcione.
A Receita Federal da minha cidade sabe do problema, "palavras do fiscal de atendimento... e mandou eu esperar" não podemos fazer nada aqui"..., registrei o atendimento.

Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 19 junho 2018 | 11:59

Bom Dia a todos

enviei e-mail a Receita federal e veio a resposta abaixo :


Prezado(a) Senhor(a),

Agradecemos a sua mensagem. Selecionamos as orientações abaixo que podem ajudar na solução de sua dúvida. Por gentileza, leia atentamente todas as
orientações:

Conforme informações da área técnica, o programa de consolidação sofrerá ajustes no dia de hoje, 19/06/2018, para solucionar o problema apresentado.
Pedimos ao contribuinte para que tente consolidar novamente a partir de amanhã, 20/06/2018. Caso o problema permaneça, solicitamos a gentileza de encaminhar nova mensagem, ou, se preferir, utilize o serviço de Ouvidoria.

O prazo para a consolidação do Programa de Regularização Tributária - PRT - vai até o dia 29 de junho de 2018. Por gentileza, consulte a Instrução Normativa RFB nº 1.819, de 08 de junho de 2018, que dispõe sobre a prestação das informações para fins de consolidação destes débitos para maiores informações:
normas.receita.fazenda.gov.br

Se seu problema persistir, e considerando que o Serviço de Fale Conosco do sítio da Receita Federal do Brasil não é o caminho adequado para o encaminhamento de questões técnicas, sugerimos registrar sua questão na Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda, que objetiva acolher e encaminhar as reclamações, denúncias, críticas, elogios e sugestões do usuário dos serviços ligados a este Ministério."

Caso seja do seu interesse utilizar o Serviço de Ouvidoria do Ministério da Fazenda, escolha uma das três vias disponíveis abaixo:
· Internet: no endereço
ouvidoria.fazenda.gov.br
;
· Cartas-resposta: formulário padrão que pode ser obtido nas Unidades
do Ministério da Fazenda;
· Telefone: 0800 702 1111, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h.

Caso estas informações não tenham sido suficientes, encaminhe nova mensagem detalhando o seu problema, verifique se não há outro item no Serviço Fale Conosco mais adequado a sua dúvida, ou procure uma unidade de atendimento da Receita Federal do Brasil.

- Para Agendamento do atendimento acesse o endereço:
www.receita.fazenda.gov.br

- Para pesquisar os endereços e horários de atendimento acesse o endereço:
idg.receita.fazenda.gov.br


Atenciosamente,
Serviço de Fale Conosco
Secretaria da Receita Federal do Brasil

Marcelo Duarte
Analista Fiscal
Patrick

Patrick

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 19 junho 2018 | 14:13

Bom dia, caros colegas!

Aos amigos que não conseguiram informar a conta bancária de seus clientes, peço que tente novamente, porém no navegador Microsoft Edge.

Na minha márquina não consegui informar no Chrome, explorer e mozzila. Porém na máquina de uma colaboradora que tem o navegador Microsoft Edge eu consegui prestar as informações e consolidar o PRT do meu cliente.

Espero ter ajudado vocês.


Porém estou com uma dúvida, alguém sabe como faz pra utilizar o valor para amortizar nas parcelas futuras?

charles franquilin

Charles Franquilin

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Terça-Feira | 19 junho 2018 | 16:55

Pessoal, tbm estamos com esse problema:

Quando entro para consolidar os débitos do contribuinte o sistema da RFB "puxa" TODOS os débitos vencidos até 30/11/2016, inclusive aqueles que estão no parcelamento do PERT codigo 5190 (pois o meu contribuinte possui ambos parcelamentos, um pelo PRT e outro pelo PERT).
O sistema não permite que você selecione apenas as competências que meu contribuinte pretende parcelar, pois se eu prosseguir mesmo assim, os valores apurados pelo sistema serão maiores do que apurados pelo contribuinte na época da adesão, e isso faria meu cliente recolher além da diferença de cálculo da parcela, como perderia tbm os débitos parcelados com desconto no PERT.

Alguém com alguma sugestão ou solução ???

Marcio dos Santos Florencio

Marcio dos Santos Florencio

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 20 junho 2018 | 08:13

Bom dia,

Ao consolidar o parcelamento de meu cliente, aparece o valor que já foi pago desde 03/2017, mas o valor não está amortizado, ou seja, o débito que era de 65 mil não está abatendo os 15 mil que já foram pagos. Para não perder o prazo já formalizei e emiti o DARF. Será que o sistema vai corrigir isso ou vai ficar assim mesmo ?

Sabrina Busch Maciel

Sabrina Busch Maciel

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Quarta-Feira | 20 junho 2018 | 08:30

Bom dia...finalmente sistema ok da Receita (Chrome). Diferente do manual a minha DARF não saiu logo após a consolidação tive que entrar em consulta e lá consegui imprimir o DARF que vence dia 29/06.

Marcio conforme o "manual" pg. 68 deve aparecer todos os pagamentos, deve sim "puxar" os pagamentos, até dias atrás o sistema não estava correto e não estava "puxando" estes valores, mas já normalizou. Se vc consulta no ecac em pagamentos lista cod. 5184 aparece os DARF pagos? verifica a pagina 12 do manual.

Página 1 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.