x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 334

ICMS sendo cobrado 2x.

Julia Zanetti

Julia Zanetti

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 15:39


Boa Tarde Pessoal,

Vou explicar de forma detalhada:

Foi emitido uma nota fiscal para o estado do Rio Janeiro com CNPJ errado, infelizmente a empresa não nos notificou a tempo para o cancelamento da nota fiscal, somente um mês depois.
Para "anular" a operação tivemos que emitir uma nota fiscal de devolução (empresa q recebeu a nf se recusou a emitir) e emitimos uma nova nota com os dados corretos.

Só que essa nota fiscal de devolução (entrada) gerou uma cobrança de ICMS, isso é devido ? Há alguma forma de fugir dessa tributação, haja vista que ja foi pago icms ref. aquele material no ato da compra dele (fornecedor fora do estado).

Porque neste caso estou pagando dois tributos ref. ao mesmo material.

Meu contador disse que nao havia o que fazer, é assim mesmo, contabiliza prejuízo e vida que segue.

Queria saber as opiniões de vcs, há algo que eu possa fazer ? Se eu nao contabilizar, como me proteger em uma futura fiscalização ?

Obrigada a todos.

Lucas Marcelo

Lucas Marcelo

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 17:49

Julia, boa tarde!

Tem algo errado, pois, no momento que você emitiu a nota devolução (entrada) você terá direito ao crédito destacado nela, não teve um débito.

Você fez a venda e teve o débito e no momento da devolução terá direito ao mesmo valor em crédito.

Lucas Rocha
Analista Fiscal
(34)996949808
Skype: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.