Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 3.794

esocial - dúvidas de cbo

Débora dos Santos Alves Santana

Débora dos Santos Alves Santana

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Quinta-Feira | 14 junho 2018 | 10:16

Bom dia caros amigos!

Com a entrada do eSocial nasceram diversas dúvidas e preciso da ajuda de vocês!

Quanto ao cbo, trabalho com administração de condomínios, e fui informada por uma consultora do e eSocial que preciso utilizar as funções especificas da área.

Ex: Porteiro de edifícios , gerente de edifícios etc.

Temos algumas funções que no cbo não tem com a descrição de edifícios ou condomínio, minha dúvida é, posso utilizar cbo's com outras nomenclaturas desde que se enquadre na função executada pelo colaborador ou o que ela me disse é realmente verdade?

Outra dúvida, temos o cargo de auxiliar de serviços gerais e segundo o CBO não existe essa categoria para condomínios, mas o cbo que utilizamos é de oficial de serviços gerais e utilizamos os CBO abaixo, mas eles trabalham mais na limpeza então nós nos apegamos na frase que trabalha na conservação de edificios.

5143-25 - Trabalhador da manutenção de edificações
Auxiliar de conservação de barragens, Auxiliar de conservação de obras civis, Auxiliar de manutenção de edifícios, Oficial de manutenção, Oficial de manutenção predial, Oficial de serviços diversos, Oficial de serviços gerais, Trabalhador de manutenção de edifícios, Trabalhador na conservação de edifícios

Isso é correto ou corremos o risco de ser multados no eSocial?


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.