x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 6.552

Advertência ECF somatório do saldo inicial e final ativo e passivo

MARIANA FRANCISCO CORREIA

Mariana Francisco Correia

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 14 junho 2018 | 14:51

Boa Tarde!

Estou com uma dificuldade para eliminar essa advertência: Somatório do saldo inicial/final do ativo está diferente do passivo.

Algum colega está passando pelo mesmo problema e que conseguiu solucionar?

Grata!

Manoela

Manoela

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Quinta-Feira | 14 junho 2018 | 15:19

Boa tarde!!

Após atualizar o programa esta divergência também começou a aparecer pra mim. Observei que a diferença é sempre justificada pelo resultado do mês, que encerramos apenas no final do ano. Tanto que tenho 11 advertências, de janeiro a novembro.

dinho

Dinho

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 17:40

Também estou com a mesma mensagem de advertência de janeiro e novembro ( 11 advertências). Essas advertências apareceu na atualização atual no programa.

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 24 junho 2019 | 14:19

Como não é erro e sim advertência e  tem como acertar manualmente acrescentando os lançamentos no registro K155, porem atualmente fazendo isso da erro e precisa preencher o registro k915, mas se realmente a diferença for o resultado do mês, não haverá problemas de enviar assim pois em dezembro fica correto.

esta diferença ocorre pq o encerramento quando é feito apenas em dezembro e também a transferência do resultado apurado para o PL, na ECF o validador confere mês a mês o ativo x passivo, por isso aparece 11 avisos(de janeiro a novembro), se a diferença for apenas o resultado(prejuízo/lucro) do mês não tem problemas de enviar desta forma.

caso alguem tem outra opinião/orientação/sugestão por favor fique a vontade e nos informe.

abs a todos

Carlos

Carlos

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 30 julho 2020 | 10:36

Pessoal,
Fiz ontem uma consulta no fale Conosco Sped.
 Essa advertência é normal e correta  na versão 6.06 na qual não  impede a transmissão da ECF. no meu caso faço o  encerramentos
das contas de despesas/receitas somente em DEZ

veja a resposta quer obtive da Receita.

FALECONOSCO-SPED-IRPJ-RFB
29.07.20  14:09 hs 
Prezado Contribuinte,
Quando o ativo não coincide com o passivo em balanços utilizados para
redução e suspensão do pagamento do IRPJ e CSLL, o PVA emite advertências
apontando o ocorrido.
O procedimento é correto. Advertências têm valor indicativo e não impedem a
entrega da declaração.
Se não se deseja efetuar a transferência do resultado mês a mês e somente em dez para o balanço nesses
casos, prossiga normalmente.
Caso se deseje efetuar o ajuste, este pode ser realizado no bloco K,
somando ou subtraindo o resultado ao saldo final da conta de Lucros
Acumulados (usualmente utilizada para este fim) e somando este mesmo valor
ao total de créditos ou débitos, conforme o resultado seja positivo ou
negativo.

Carlos Alberto
Contador 
MBA - Controladoria Estratégica-FECAP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.