x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3.424

acessos 354.237

eSocial - FOLHAMATIC

paulo henrique

Paulo Henrique

Ouro DIVISÃO 1, Analista
há 5 anos Quinta-Feira | 5 julho 2018 | 15:24

nathalia

deixa eu te perguntar uma coisa, tenho no folhamatic uma empresa antiga com mais de 50, anos utililizo esse sistema a 16 anos, no cadastro dos funcionarios eu mantenho todos os funcionarios demitidos desde 2002,no cadastro do demitidos no lugar da foto fica aquele carimbo em vermelho DIMITIDO, hoje nesta empresa tenho mais demitidos do que em atividades, será que no momento de fazer a exportação para o e social nao vai enviar esses funcionarios ou apresentar alguma inconsitencia???

ja pensei em fazer um back-up atual com todos os funcionarios,guarda-lo bem ,e depois exluir todos os demitidos do cadastro de funcionarios, mantendo somente os que estao em atividades, será que é bom fazer isso??

grato

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 5 julho 2018 | 16:38

Paulo Henrique,

Entendo a sua preocupação, mas creio que não seja necessário excluir os demitidos do sistema, pois li uma atualização no SAGE EAD onde informam que ''Os funcionários desligados antes do inicio da obrigatoriedade do eSocial não serão transmitidos.''

Creio que eles deixem o sistema ok para não exportar os demitidos e sim somente os funcionários ativos.

Atenciosamente,
Nathália
paulo henrique

Paulo Henrique

Ouro DIVISÃO 1, Analista
há 5 anos Sexta-Feira | 6 julho 2018 | 08:50

bom dia nathalia

eu tambem acredito e espero que o sistema nao considere os demitidos, vamos aguardar
grato pelo retorno e bom fim semana!

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 6 julho 2018 | 09:15

Paulo, bom dia!

Obrigada e tenha um ótimo final de semana também!


Colegas,

Para conhecimento...

Foi divulgada nova versão - 1.4 do Manual de Mensagem do Sistema eSocial, segue link: clique aqui

Este documento tem por objetivo disponibilizar as mensagens de sistema retornadas pelas validações do eSocial.

Atenciosamente,
Nathália
Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 6 julho 2018 | 10:43

Oi, Gabriela!

Você se refere à procuração pela Conectividade Social? ?

Caso seja, veja se te ajuda:

Acessar o Conectividade Social – ICP (Clique aqui para acessar o Site do Conectividade Social);
Marcar no campo “Selecione” a opção “Procuração”. (Parte superior da tela);
Clicar em OUTORGAR PROCURAÇÃO ou SUBSTABELECER PROCURAÇÃO;
Na área DADOS DO OUTORGADO, informar os dados da Pessoa Jurídica ou Pessoa Física: Tipo de inscrição (CNPJ, CEI, CPF OU NIS) e número de inscrição;
No campo “FILTRAR POR SERVIÇO” selecionar o(s) serviço(s) que deseja outorgar - no caso eSocial - os eventos a serem transmitidos;
No campo “PODERES DISPONÍVEIS” selecionar o(s) poder(es) a ser outorgado e clicar em ADICIONAR (os poderes migrarão para a caixa “PODERES SELECIONADOS”) e clicar no botão CONTINUAR;
Na próxima tela serão exibidos os dados do “outorgante / outorgado e os Poderes Selecionados”;
Selecionar os poderes que poderão ser substabelecidos pelo outorgado e clicar no botão CONTINUAR;
Na tela seguinte, clicar no botão “ACEITAR” no rodapé da tela;

Fonte: Conectividade Social ICP – Dicas de Utilização

Atenciosamente,
Nathália
Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 10 julho 2018 | 13:20

Boa tarde, Vanessa e colegas...

Ainda não liberaram a nova atualização do sistema...estava prevista para hoje...o jeito é aguardar!!

Atenciosamente,
Nathália
Sandra Mara Ribeiro Torrecilha

Sandra Mara Ribeiro Torrecilha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 10 julho 2018 | 14:43

Boa Tarde! Preciso de ajuda!

Aqui no escritório o certificado e CPF, mas temos a procuração da receita federal para todos os clientes, tem clientes com 01 empregado que não tem certificado, como fazer na configuração?

1- no certificado para assinatura como do escritorio cpf e na transmissão também?

Tenho que configurar os certificados em outro lugar também?

paulo henrique

Paulo Henrique

Ouro DIVISÃO 1, Analista
há 5 anos Terça-Feira | 10 julho 2018 | 16:02

boa tarde a todos!

hoje terca feira dia 10 de julho , esta prevista a atualização da folha de pagamento folhamatic/sage com as devidas correçoes para o e-social, mais até agora 16:00 hs nada.
quem utiliza a ferramenta iob diagnosticos ,antes desta atualização nem percam tempo fazendo testes pois apresentam erros, espero que apos a atualização corrijam esse problema.quam tiver alguma novidade poste aqui .


abçss

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 10 julho 2018 | 16:18

Sandra, boa tarde!

Para empresas MEI, ME e EPP com 1 funcionário, o eSocial irá disponibilizar um portal para realizar manualmente as informações da folha de pagamento, esse portal poderá ser acessado com código de acesso. Caso a opção seja transmitir o eSocial dentro do software será necessário o certificado ou procuração eletrônica.

No processo do eSocial, o certificado é necessário em três momentos distintos:
1) na assinatura do arquivo;
2) na transmissão do arquivo e;
3) no retorno do resultado do arquivo. Por esse motivo, o mais indicado é que seja utilizado certificado A1, da empresa propriamente dita ou do escritório, através de procuração, pois para a vigência oficial do eSocial, o arquivo e senha serão parametrizados e o processo ocorrerá de forma automática. Se for certificado A3será necessário informar senha/token a todo momento, deixando o processo dependente de interação manual, o
que o torna trabalhoso e passível de perda de prazos

Como dito anteriormente, o certificado é utilizado na assinatura e na transmissão/retorno dos arquivos.

Desta forma, na configuração do certificado, deve ser parametrizado o certificado para estas duas situações, podendo ser o mesmo certificado ou certificados diferentes.

Por exemplo:

a) Certificado A1 da própria empresa, tanto na assinatura quanto na transmissão/retorno.
b) Certificado A1 da própria empresa para assinatura e certificado A1 do escritório para transmissão/retorno.
c) Certificado A1 do escritório, por procuração, tanto na assinatura quanto na transmissão/retorno.
d) Certificado A3 da própria empresa, tanto na assinatura quanto na transmissão/retorno.
e) Certificado A3 da própria empresa para assinatura e certificado A1 do escritório para transmissão/retorno.

Se for certificado A1, deverá ser selecionado o arquivo de instalação do certificado e informada a senha. Este arquivo será armazenado, portanto, será necessário informar uma vez apenas e depois, quando alterar o certificado (em função de nova validade, por exemplo).
Se for certificado A3, também deve ser selecionado o certificado pré-instalado, mas não é possível configurar a senha, que será solicitada a cada operação necessária.

A configuração é realizada na aba eSocial > Configuração para transmissão.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Nathália
Natasha Moscardini

Natasha Moscardini

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 09:35

Prezados, bom dia!

Alguém comprou a solução da Sage para o eSocial, que eles dizem que vai auxiliar no que é necessário para o cumprimento das obrigações? Vale a pena, realmente ajuda?

Estou perguntando pois conseguir qualquer informação através do Suporte é missão impossível mas estou recebendo 1 e-mail por semana oferecendo essa solução por 199,90 ao mês.

Muito obrigada desde já.

paulo henrique

Paulo Henrique

Ouro DIVISÃO 1, Analista
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 10:05

natasha bom dia

eu comprei essa ferramenta chamada iob diagnostico, em novembro de 2017,nem deveria ter que pagar a parte afinal ja pagamos a licença do sistema folhamatic, na epoca fiz a compra pagando R$ 90,00/mes , estou comecando utilizar agora ainda nao da pra saber se realmente é funcional ou não,pois quando vc faz o teste aparecem um monte de erros abusrdos, o sistema na teoria é bem pratico e funcional pois vc testa antes de enviar e os erros,avisos e advertencia aparecem para vc fazer a correção, mais até o momento nao da pra ter certeza se realemnte vai funcionar corretamente,creio que somente depois da abertura do sistema do e social (16?07) é que podemos saber se vale a pena ou não.
dependendo do porte da empresa nao vale a pena pagar mais 199,00 mes, se for empresa pequena com poucos funcionarios pouca movimentação mensal nem ha necessidade pois pode ser feito diretamente no sistema e social como é feito no e-social domestico, afinal essa ferramenta só exporta as informaçoes da sua folha para o e-social como é feito hoje no sefip, e creio que num futuro recente essas empresa de software terão que se adequar em novas ferramentas pois a tendencia é acabar com esses programas de folhas de pagamento de pequenas empresas pois é feito tudo dentro do sistema e social.

grato
bom dia

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 10:12

Colegas, bom dia!

Natasha,

Minha gestora adquiriu a ferramenta ''Solução'' para o escritório, ajuda muito na questão da legislação do eSocial, tem MUITO conteúdo disponível sobre todos os eventos que devemos entregar.

Eliza,

A nova versão ainda não foi disponibilizada, até o momento não surgiu nenhum alerta ou aviso sobre a atualização no sistema, talvez eles disponibilizem até o final da semana ou somente na segunda-feira, quando inicia nosso prazo para entrega das informações do grupo 2, pra variar, tudo fica em cima da hora...lamentável...

Atenciosamente,
Nathália
Natasha Moscardini

Natasha Moscardini

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 10:29

Muito obrigada Paulo Henrique e Nathália pelo retorno.

Na verdade essa solução seria para o escritório em que trabalho, pois as dúvidas que não consigo sanar pelo Sage EAD não consigo tirar pelo Suporte, nem por telefone, nem online nem offline (não estou nem conseguindo nem registrar chamados offline).

Vamos analisar o custo/benefício para a nossa realidade.

Obrigada mais uma vez.


ELIZA

Eliza

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 10:45

Colegas,

Acabei de lêr no site da RFB:

*Foi publicada, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11/7), a Resolução nº 4 do Comitê Diretivo do eSocial permitindo que micro e pequenas empresas – que são aquelas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões – e Microempreendedores Individuais (MEI) possam ingressar no eSocial a partir do mês de novembro.

*Já os empregadores pessoas físicas, contribuintes individuais – como produtor rural e os segurados especiais – somente deverão utilizar o eSocial a partir de janeiro de 2019

Não consegui compartilhar o link mas esta em noticias vale a pena dar uma olhada.

Poderemos entregar a partir de 16/07 mas será opcional o que aumenta o nosso prazo.

Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 11:01

Pessoal,
Acabei de falar no suporte da folhamatic, e ela disse que ainda não tem previsão de quando sairá a nova atualização.
E disse que no momento não adianta fazer qualquer teste, pois os layouts tiveram modificações, e a folha ainda não está apta para eles...

Só uma observação, de algo que eu não sabia e ela me orientou hoje:
É que para a configuração da transmissão do eSocial, mesmo utilizando o certificado A1 do escritório ( com procuração) no Campo Assinatura, devemos deixar o CNPJ da empresa. e no campo Transmissão sim, deixamos o CNPJ do escritório. Porém como os testes estão ruins não temos como verificar se dará alguma inconsistência.

Att.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP
Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 11:04

Sandra,

Assinatura CNPJ da empresa, Transmissão CNPJ do escritório, como a colega Carla citou aqui em cima...

Eliza,

Não adianta fazer os testes sem essa nova atualização, segundo a própria SAGE, pois os arquivos retornarão com erro...

Obrigada por compartilhar a notícia da RFB conosco!

Natasha,

Criei este tópico com a intenção de nos ajudarmos mesmo, pois a SAGE infelizmente não consegue nos dar o suporte mínimo necessário para entrega da nova obrigatoriedade...


Atenciosamente,
Nathália
Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 11:31

Quanto ao suporte...
Fiquei hoje de manhã muito tempo com a atendente.
Várias das minhas duvidas ela respondia: isso você deve verificar com seu orientador trabalhista. :/
Inclusive uma questão que estou com problemas desde maio, que seria a respeito do desligamento de autônomo, todas as soluções dadas por eles até agora retornou com erro, detalhe " estou em fase de produção". Hoje depois de muita conversa, a atendente me passou de certa forma, a orientação de como fazer o desligamento, questionei, pois eles insistem que tem que ser feita uma rescisão do autônomo, e que a mesma tem que ser zerada. Questionei dizendo que mudaria o valor de INSS na folha para apuração contábil, e que ficaria diferente do RPA emitido que lançamos na folha para recolhimento do INSS. Ela ficou muito brava, respondeu grossa, e terminou dizendo: posso ajudar em algo mais??? eu disse que não, e o chat foi encerrado. E agora retornou o protocolo dessa rescisão zerada, com o erro 285 , dizendo: " O VALOR DEVE SER MAIOR QUE ZERO".

Pense na raiva que estou. Tudo bem que tudo é novo prá todo mundo, que eles também estão se adaptando... mas eu estou com esse problema desde maio... e ja disseram em vários chamados que iriam passar para a equipe especializada em eSocial me retornar e não retornaram...
Não levam nossas considerações em conta.
Está muito complicado esse suporte da folhamatic.

Se alguém tiver a solução para o desligamento de autônomo... por favor me ajudem... rsrs ( o passo a passo do EAD não dá certo rs)

Att.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP
Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 11:45

Colegas,

Segue novo alerta da SAGE sobre a atualização do sistema ...


ESOCIAL - VERSÃO AMBIENTE DE TESTES


11/07/18


eSocial - Ambiente de Testes


Conforme comunicado anteriormente, devido a limpeza no ambiente de produção restrita (ambiente de testes) e consequente alteração do período de teste para janeiro, março e maio de 2017, publicado no portal do eSocial, teremos que adequar o sistema para a geração dos eventos nestes novos períodos.


A nova previsão de liberação da atualização será para a próxima semana (a partir do dia 16/07/2018), e será necessária para o envio dos arquivos sem erros.


Informamos também que o Ambiente Restrito do eSocial (ambiente de testes) está com problemas, desde ontem (10/07/2018), apresentando erros no envio dos arquivos.


Pelas informações que temos, o SERPRO (órgão responsável) está ciente e realizando ajustes.


Ressaltamos ainda, que no dia 16/07/2018, inicia-se a primeira fase do segundo grupo, que se estende até dia 31/08/2018, nesse período ainda poderão ser feito os testes antes do envio oficial.





Carla,

Por que eles insistem que a rescisão deve ser zerada??? Que estranho e que absurdo por não poderem te ajudar nisso...

Atenciosamente,
Nathália
Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 13:14

Nathália Garcia
Muito absurdo... é que prá trocar de sistemas agora fica muito complicado. Até porque não depende só da minha opinião de do departamento pessoal.
Mas realmente estão deixando muito a desejar.

Enfim, com a Nota que saiu hoje, referente as Micro e pequenas empresas, fico mais aliviada, pelo menos o volume de trabalho será menor por enquanto..
Assim podemos focar nas grandes empresas, deixando as pequenas mais prá frente.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP
Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 14:04

Carla,

Realmente, trocar de sistema se torna inviável agora, mas nós cogitamos isso por aqui também...

Sobre o prazo para as pequenas empresas, nos dá um fôlego maior, mas não vi tanta vantagem porque depois lá em Novembro para essas empresas não haverá o faseamento, como agora em Julho, certo?

Nossa vida não está fácil rs

Atenciosamente,
Nathália
Vanessa

Vanessa

Bronze DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 14:08

Boa tarde pessoal!!

Concordo com você Carla Leme!! Tambem estou com problemas nos arquivos para envio ao esocial e nada fazem!!
Muito complicado!

E para ajudar, só irão liberar a atualização dia 16.07, muito adiantados não é!?

Página 6 de 125

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.