x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 537

ICMS no Lucro Presumido - Revenda de Produtos Alimenticios

Cristiane

Cristiane

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 15 junho 2018 | 10:17

Quando se tem créditos de ICMS por conta da compra de produtos importados para revenda e também o ICMS destacado na nota fiscal de venda desses produtos, eu devo apresentar no DRE? Contabilmente está correto?


E em se tratando de caixa? Eu tenho que apresentar esse ICMS sobre vendas? SEndo que tenho créditos de ICMS, como eu apresento aos gestores a margem de lucro correta para esse tipo de caso?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 5 anos Sábado | 16 junho 2018 | 08:51

Bom dia Cristiane !

A contabilização do ICMS deve ser feita pela movimentação dos Livros de Entrada, Saída, Apuração do ICMS e Livro de Inventário.
Nas compras de mercadorias para revenda registradas no Livro de entrada, são tomados os créditos do ICMS destacado nas notas fiscais e lançados na contabilidade na conta de "ICMS à Recuperar".
Nas vendas de mercadorias registradas nos Livros de Saídas são lançados o ICMS destacados nas notas fiscais saídas e lançados na conta "ICMS à Recolher".
Na apuração do ICMS através da GIA ou Livro de Apuração do ICMS, é feita o confronto de débitos e créditos e feito na contabilidade o lançamento de transferência do saldo menor para o maior, exemplo:
Saldo de ICMS à recolher: R$ 15.000,00
Saldo de ICMS à recuperar: R$ 10.000,00

Lançamento Contábil:
D - ICMS à Recolher........R$ 10.000,00
C - ICMS à Recuperar......R$ 10.000,00

Com isso ficará um saldo na conta de ICMS à Recolher de R$ 5.000,00 que deve ser o mesmo do Livro de Apuração do ICMS.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.