x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 4.125

Venda de imovel recebido por herança - Imposto sobre Ganho de Capital

Alexandre

Alexandre

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a)
há 5 anos Sábado | 16 junho 2018 | 15:10

Boa tarde. Eu e meus 2 irmãos recebemos de herança em 1992 um imovel que foi comprado pelo nosso pai em 1977.

Cada um de nós tem 1/3 do imóvel. O mesmo está declarado no meu IR por R$ 50.000,00 (um terço do imovel - parte que me cabe).

O mesmo foi vendido por 900.000 reais (ou seja, cada um dos herdeiros recebe 300 mil reias).

No meu caso específico, eu não tenho nenhum outro imovel em meu nome e não comprei nem vendi imoveis nos ultimos 5 anos.

Especificamente no meu caso, eu terei que pagar o Imposto sobre ganho de Capital, caso não compre outro imóvel no prazo de 6 meses?

A isenção para imóveis de até 440 mil é referente ao valor total do imóvel ou individualmente a parte recebida que cabe a cada herdeiro?

Muito obrigado.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 17 junho 2018 | 11:24

1/3 Logo voce tera que fazer o calculo, caso tenha ganho de Capital o mesmo sera tributado. melhor opçao seria voce investir em outro imovel, pois e sempre um bom investimento, na minha maneira de pensar, mas converse com mais pessoas, tome mais opinioes e decida-se pelo que achar melhor, mas faça antes o calculo, dependendo dele devera ser a sua decisao. Parabens em procurar respostas antes de tomar atitudes , as quais possa ha vir a se arrepender.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Alexandre

Alexandre

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 10:46

Obrigado Manuel. É exatamente isso que procuro, me informar para poder decidir.

Pelo que ando pesquisando, no meu caso, se eu comprar um imóvel, não pago o imposto. Mas queria saber se o valor de isenção do imposto de ganho de capital de 440 mil é considerado para o valor total do imóvel ou pela parte que me cabe na herança desse imóvel .....

Pois dependendo de como for, ou vou comprar um imóvel, ou vou investir em um negócio e alugo um imovel para morar.

Grato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.