x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 568

Aposentadoria trabalhador rural

Leticia

Leticia

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 5 anos Sábado | 16 junho 2018 | 23:32

Boa noite!

Um senhor de 63 anos que sempre trabalhou como trabalhador rural, não possuindo carteira e sem nunca ter pago INSS, quer se aposentar. Pesquisei um pouco e vi que isso é possível, mas teria que comprovar que ele é trabalhador rural. O senhor sempre trabalhou em terras de outras pessoas, sem nunca ser registrado, não tira nota de produtor... Alguém saberia me dizer como comprovar que ele é um trabalhador rural?

Obrigada pela atenção!

claudinei rogerio dantas

Claudinei Rogerio Dantas

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 07:44

Bom dia Leticia,

A Aposentadoria Rural, mas tem alguns pré requisitos para o benefício ser concedido, tem que juntar alguns
documentos como:
contrato de arrendamento, parceria, meação ou comodato rural,
declaração fundamentada de sindicato que represente o trabalhador rural
comprovante de cadastro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA,
comprovantes de recolhimento de contribuição à Previdência Social decorrentes da comercialização da produção;
cópia da declaração de imposto de renda, com indicação de renda proveniente da comercialização de produção rural;
comprovante de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR,
certidão de casamento civil ou religioso
certidão de nascimento ou de batismo dos filhos;
título de eleitor
comprovante de matrícula ou ficha de inscrição em escola
ficha de associado em cooperativa;
carteira de vacinação.

Se puder ajudar em algo é só falar.

Att

Claudinei

Leticia

Leticia

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 13:34

Boa tarde, Claudinei!

O problema é que esse senhor é bem humilde mesmo, ele não tem terras, ele presta serviço nas terras de outras pessoas e nunca teve carteira assinada. Se eu conversar com alguém para quem ele prestou serviço todos esses anos, acredito que até consiga um contrato de arrendamento, parceria, meação ou comodato rural, parece a alternativa mais fácil de conseguir agora. Só isso serviria como comprovação? Você tem algum modelo de contrato?

Muito obrigada pela atenção!

claudinei rogerio dantas

Claudinei Rogerio Dantas

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 14:10

Boa tarde Letícia,

É necessário juntar o máximo de documentos que vc conseguir para dar entrada na Aposentadoria Rural,
após dar entrada no benefício poder ser que seja feita alguma exigência,
lembrando que esse serviço tem que ser agendado pelo site da previdencia ou pelo fone 135.

Quanto ao contrato posso enviar pra vc, nao tenho em maos no momento, se puder anota meu e-mail: @Oculto

Att

Claudinei

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.