x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 41.936

Valor máximo de desconto permitido em rescisão

SHIRLEY NASCIMENTO

Shirley Nascimento

Bronze DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 13:07

Boa tarde,

Qual o valor máximo de desconto permitido em rescisão?

O condomínio fez um empréstimo de R$ 2.000,00 para um porteiro em maio/2018 e devido alguns acontecimentos irá desligá-lo no final do mês junho/2018.

Só é permitido o desconto de 30% em cima do valor bruto da rescisão ou pode descontar o valor integral do empréstimo.

Grata desde já,
Shirley Nascimento

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 13:28

Shirley Nascimento boa tarde!

vejamos:

Desconto de empréstimo sobre as verbas rescisórias

Tenho uma rescisão para fazer e descontar um empréstimo, gostaria de saber se posso descontar 30% do bruto ou valor liquido. Este 30% será do valor das verbas rescisórias?

Esclarecemos que empréstimos não são realizados pelo empregador. Empréstimos são efetuados pelo empregado junto a instituições financeiras reguladas pelo Banco Central do Brasil. O empregador poderá conceder adiantamentos de salário ao empregado, porém, em caso de rescisão contratual o valor máximo do desconto será equivalente a uma remuneração do trabalhador, conforme o artigo 477 § 5º da CLT.

Em caso de empréstimos concedidos por instituições financeiras, com desconto em folha de pagamento expressamente autorizado pelo empregado, conforme a Lei nº 10.820-2003, os contratos de empréstimo, financiamento ou arrendamento poderão prever a incidência de desconto de até 30% das verbas rescisórias para a quitação total ou parcial do saldo devedor líquido para pagamento na data de rescisão do contrato de trabalho.

Art. 16 Decreto 4.840-2003

FONTE: Consultoria CENOFISCO

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
KYANY MACHADO LAGEMANN

Kyany Machado Lagemann

Prata DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 4 anos Quarta-Feira | 8 maio 2019 | 17:18

Boa Tarde Colegas,

Tenho um caso de rescisão, onde os  valores das verbas rescisórias somam um total de R$ 1.522,93.

Contudo, ela tem vários vales de compras que realizou na empresa a qual trabalhava. Somam um valor de R$ 1.173,96.

Minha duvida é: Poderia o empregador descontar todo esse valor na Rescisão?? uma vez que ira passar dos 30% do salario..
Já li vários textos sobre o assunto mas fiquei mais na duvida ainda!!!


Agradeço desde já à todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.