x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 2.307

Per/Dcomp como fazer?

KARINA

Karina

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 14:59

Boa tarde!

Estou precisando de uma ajuda para realizar a compensação de tributos através de crédito de IPI. Seguem os dados:

1) No dia 31/03/2018, eu fiz um pedido de ressarcimento, referente a um crédito de IPI do 4º trimestre de 2017.

2) No dia 25/04/2018, eu fiz um pedido de ressarcimento, referente a um crédito de IPI do 1º trimestre de 2018.

3) No dia 30/04/2018, foram transmitidas duas Dcomps para compensar o crédito do 4ºt/2017 e do 1ºt/2018, respectivamente.

Minha dúvida é a seguinte: Nas Dcomps, eu irei informar o nº do Per/Dcomp inicial, e neste campo eu informo o nº do Per que solicitei o crédito que irei compensar, correto? Mas qual o n° irei informar no campo "Nº do ultimo Per/dcomp?

Se alguém puder me ajudar, desde já eu agradeço.

Att,

KARINA

Karina

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 19 junho 2018 | 08:56

Bom dia Douglas!

Muito obrigada pela resposta, mas minha dúvida está no campo Nº ULTIMO PER/DCOMP

Tudo isso porque eu fiz dois pedidos de ressarcimento consecutivos e só depois fiz o pedido de compensação para os dois créditos.

Mas, vou tentar explicar melhor a minha pergunta:
• No dia 29/03/2018 eu transmiti um pedido de ressarcimento AAAA, para o crédito de IPI do 4ºT2017.
• No dia 25/04/2018 eu transmiti um pedido de ressarcimento BBBB, para o crédito de IPI do 1ºT2018.
• No dia 30/04/2018 eu transmiti um pedido de compensação CCCC, para compensar o crédito de IPI do 4ºT2017. Nele foi informado o nº per/dcomp inicial AAAA(origem do crédito) e nº per/dcomp final BBBB.
• No dia 30/04/2018 eu transmiti um pedido de compensação DDDD, para compensar o crédito de IPI do 1ºT2018. Nele foi informado o nº per/dcomp inicial BBBB (origem do crédito) e nº per/dcomp final BBBB.
Eu falo, eu transmiti, mas na verdade não fui eu que transmiti, foi nosso funcionário e ao confrontar essas informações, acho que a vinculação do Per/Dcomp final está incorreto, mas não consigo apontar o motivo, tenho pesquisado bastante e não encontrei nada. Porque todos os exemplos seguem a ordem cronológica: pedido de ressarcimento x compensação. No nosso caso existe outro pedido de ressarcimento no meio do caminho e isso me gerou duvidas.

Att,

Paula Graziela e Silva

Paula Graziela e Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 19 junho 2018 | 14:44

Karina, boa tarde.

Levando em consideração as informações passadas, sua primeira DCOMP de compensação"CCC" (4ºT/2017) transmitida deverá ter o nº do recibo referente ao ressarcimento 04º T/2017 "AAA" tanto nº inicial como no final.

A DCOMP de ressarcimento de IPI é entregue trimestralmente, quanto a compensação poderá haver mais de uma até que seja usado todo o saldo do trimestre, sendo o número informado na declaração de compensação o número de origem da declaração de ressarcimento do trimestre.

Sugiro que verifique no portal E-CAC possíveis intimações referente as declarações já estregues.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Paula Graziela e Silva
Analista Fiscal
KARINA

Karina

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 20 junho 2018 | 15:08

Paula, Boa tarde!

Muito obrigada pela ajuda.

Neste caso, terei que retificar as duas Dcomps transmitidas, correto?

Veja se ficará da seguinte forma:

• Retificar Dcomp transmitida em 30/04/2018 referente a um crédito de IPI do 4ºT2017. Nº per/dcomp inicial: AAAA(origem do crédito) e nº per/dcomp final AAAA.
• Retificar Dcomp transmitida em 30/04/2018 referente a um crédito de IPI do 1ºT2018. Nº per/dcomp inicial BBBB (origem do crédito) e nº per/dcomp final BBBB.

Att,

Paula Graziela e Silva

Paula Graziela e Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 21 junho 2018 | 09:18

Karina, bom dia.

Havia entendido em sua mensagem anterior que a DCOMP de compensação referente ao crédito do 01º T/2018 já estava com o recibo correto tanto no número inicial como final.

DCOMP ressarcimento 01T/2018 recibo "BBB"
DCOMP compensação 01T/2018 "CCC" indicar recibos tanto inicial como final "BBB"

Se é isso, não haverá necessidade de retificar esta declaração.

Atenciosamente,

Paula Graziela e Silva
Analista Fiscal
KARINA

Karina

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 21 junho 2018 | 10:17

Bom dia, Ana Paula!

Isso, eu me equivoquei, vou precisar retificar apenas a Dcomp que se refere ao crédito do 4ºT2017.

Muito obrigada pela ajuda e esclarecimento.

Tenho apenas mais uma dúvida, não consigo alterar o campo do nº do ultimo per/dcomp, existe algum jeito de alterar que não seja criar um novo documento?

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.